Light Menções

2021 | 12 Temas, 12 Preferidos

Um bocadinho inspirado na minha publicação de aniversário, escolhi doze temas, em forma de verbos,   e consequentemente o meu predileto em cada um destes de modo a fazer um pequeno apanhado dos meus preferido de vinte-vinte-e-um. Nesta publicação podem compreender aquilo que me enriqueceu este ano: de livros a séries, passando por podcasts e exposições. Contem-me, também, quais foram os vossos preferidos dentro de cada temática!


LER | O Velho que Lia Romances de Amor 

De Luís Sepúlveda e com a América do Sul como pano de fundo - tão diferente de todas as obras europeió-americanas que sempre li. Curtinho e leve, conciso e apaixonante. Fez-me viajar através da leitura e fez-me ficar nervosa a cada página que lia pelo desfecho final. Um livro bonito sobre o amor pelos romances e a busca por um feroz predador no meio de povos indígenas. É o meu eleito para livro do ano e podem ler mais sobre a minha opinião acerca dele aqui!


VER | The Crown

Vem mesmo do início do meu ano, a eleita é The Crown. Sou apaixonada por história e esta série descreve de forma tão magnífica e bonita as últimas décadas da família real britânica, mais especificamente o reinado de Isabel II, com todas as suas sombras e desacatos. Não tenho palavras para a fotografia e para a realização, para a forma como percorre tantas épocas históricas nos mais ínfimos detalhes. Simplesmente sublime. Lê mais sobre a minha opinião aqui!


VISITAR | Assis, Itália

Ainda não consegui escrever sobre Assis como gostaria. Há tanto para dizer. No meio de tantas igrejas barrocas, grandes canais e cidades, foi um pequena vila na Perúgia, a sua paz e a sua beleza imutável que encheram as minhas medidas. É um sítio que não se explica, um local de muita fé, envolto em magia e era um sonho de miúda que vi concretizado. Demasiado poderoso para conseguir pôr em palavras.


COMPRAR | A Bicicleta

Em segunda mão e com suspeitas de que foi roubada antes de me ter sido vendida, adquiri a minha bicicleta azul em Pádua no segundo dia da minha estadia e, mesmo com os seus problemas, foi das minhas compras preferidas e provavelmente a mais útil. Voltei a apaixonar-me por andar em duas rodas e foi parceira de todos os dias. Brevemente voltarei a vendê-la mas foi sem dúvida o meu dinheiro mais bem gasto - isso e ter pago 9€ por uma viagem de oito horas até Roma, giggles.


ESCUTAR | Red (Taylor's Version)

Sem dúvida.. original. Nunca tinha prestado muita atenção à discografia da Tay-Tay até este ano mas desforrei-me bem. A Taylor foi a minha artista mais ouvida no Spotify e tenho-me divertido imenso a perceber o seu background, liricíssimo e easter eggs. Red (Taylor's Version) foi lançado em novembro mas valeu por vinte-vinte-e-um inteiro. Magnífico e cheio de alma.


RIR | Terapia de Casal

Nada de novo, verdade? O Guilherme e a Rita conseguem-me arrancar um sorriso todas as semanas com as suas parvoíces e discussões. Mais recentemente, até me tenho rido ao ler o livro - e não sou de book-laugh fácil. Eles são podcasters absolutamente extraordinários, primam pela vontade de querer sempre inovar e adorava ter estado na apresentação do livro. Foram a minha companhia todas as semanas sem exceção. Menção honrosa na secção Rir para o Extremamente Desagradável da Joana Marques.

CULTIVAR | Mulheres e Resistência, no Aljube

Mesmo ao pé da Sé de Lisboa e com a minha companhia museológica preferida - a minha mãe - revisitámos um Aljube - uma prisão política do tempo do Estado Novo. Esta exposição temporária em específico fala  "sobre o papel das mulheres na resistência ao totalitarismo, os princípios do feminismo em Portugal e ainda a importante história das Três Marias e o seu impacto a nível internacional. Relembra-nos que, há não muito tempo atrás, as mulheres eram inferiores constitucionalmente e do quão importantes foram as mulheres na conquista da liberdade." Leiam mais obre esta exposição, aqui!


SABOREAR | Gelato do Portogallo

A melhor gelataria de Padova e, para mim, a melhor do mundo, vende elado cremosos provenientes da receita secreta do mestre gelateiro Alberto Portogallo. É uma pequena gelataria que tende a ter fila, até nos meses mais frios. Podem haver pizzas, massas, pestos e pretzels divinais mas os gelatos, senhores.. os gelatos. Menção honrosa para o sabor a pistachio, amendoim e framboesa! Indescritível de tão cremoso e saboroso que é.



VESTIR | Casacão de Inverno

Da Decathlon e comprado em 2016, continua a ser o meu parceiro das temperaturas mais gélidas. É verdade que é um casaco de ski, porém vale o investimento e é a única peça de roupa que me faz não ter frio desde o Inverno lisboeta até aos Alpes Italianos. Não foi em 2021 que foi comprado mas foi neste ano que lhe dei mais uso, por isso, tem a sua menção honrosa.


NAVEGAR | Notion

O meu fiel parceiro de 2021 e uma das minhas descobertas preferidas: a plataforma Notion. Deixei de ser fiel ao papel e pude render-me às tabelas, às categorias e às infinitas possibilidades que existem deste bulletjournal online, tão orgânico e fluído. É uma peça fulcral no meu dia-a-dia e na organização da minha vida pessoal e académica. Podem ler como organizei o meu Notion, aqui!

 

APRENDER | Italiano

Este ano aprendi a falar italiano. Sem aulas e com muito poucas bases mas desenvolvi um nível alto de compreensão e um nível intermédio de fala, tudo por assimilação, por ler e ouvir muito, por arriscar e não ter medo de falar. Não consigo ter conversas complexas, porém o meu vocabulário chega-me para o que preciso no dia-a-dia. Gostava de aprender mais e melhor, com mais background gramatical e frásico, mas foi uma aprendizagem um bocadinho sofrida, porém muito gira. Parliamo in italiano? Ah, também aprendi a fazer sopa e tricot!

CRIAR | Caderno Andorinha

Feito com amor pel'O Beija Flor, foi o meu diário dos últimos meses, permitindo-me escrever, colar, desenhar e pintar aquilo que sentia, via e percebia. Foi barro nas minhas mãos e que bonito foi criar no seu seio. Foi um absoluto favorito, de capa dura com uma cor belíssima, uma andorinha dourada, páginas grossas, lisas e sem qualquer inscrição, perfeitas para serem rabiscadas com as minhas aventuras, ideal para ganhar asas.

(https://www.obeijaflor.pt/shop/andorinha-verde)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por leres!

 
Designed by Beautifully Chaotic