Light Menções

DOLOMITI, ITÁLIA | É Mesmo Real!

         Ir às Dolomiti era um sonho desde há vários anos que me apareceu no feed do instagram. Vidrei com a extraordinária beleza natural e sabia que um dia tinha de lá ir, não sabia muito bem como, mas tinha. Foi com a visita dos meus pais e com o aluguer de um carro que conseguimos desbravar esta parte italiana dos Alpes. As fotografias não mentem, é de cortar a respiração.


        Somente estivemos lá um dia e é uma pequena loucura fazer as Dolomiti num só dia, poderiam passar lá uma semana sem repetir sequer a mesma estrada! Escolhemos pequenos focos do que queríamos ver e fomos andando e vendo o que dava para fazer. A primeira paragem foi em Cortina D'Ampezzo - onde serão os Jogos Olímpicos de Inverno em 2026 - uma estância de neve no Inverno e uma vila muito querida, por sinal. Daí partimos para vários lagos: Misurina, Braies e Dobbiaco. O Lago di Braies é um dos postais das Dolomiti mas foi o Lago di Dobbiaco que nos deliciou, isto por uma simples razão, era o único lago que não estava congelado, o que dava uma perspetiva muito diferente da paisagem, refletindo o belíssimo vale ao fundo.

        A neve abundava e, principalmente no Inverno, é preciso ter muito cuidado e estar atento às mudanças temporais, a montanha pode ser deveras traiçoeira  pode-se tornar perigoso. Adorei visitar um pedacinho das Dolomiti no Inverno, foi absolutamente mágico, vi neve como nunca tinha visto na vida, mas acho que as melhores alturas serão na Primavera e no Outono, aí pelo final de Outubro onde ainda dá para observar os azuis e verdes dos lagos e a colorida paisagem. Os locais para visitar são inúmeros, parece tudo saído da seleção de wallpapers do Windows, e há ainda imenso por descobrir. Os meus pais ficaram abismados, adoraram cada pedaço e já houve promessa de voltar. É quase impossível ir lá ter de transportes públicos, ter um carro é mesmo a melhor opção, ou bicicleta, até! Facilmente está nos meus sítios preferidos do mundo e dificilmente esquecerei tão cedo. Simplesmente wow.


2 comentários:

  1. Que vontade de entrar por estas fotografias dentro!

    ResponderEliminar
  2. Cá estou eu, mais uma vez, a encher o meu Pinterest de pins vindos das tuas publicações de Itália -- and I regret nothing!



    A Sofia World

    ResponderEliminar

Obrigada por leres!

 
Designed by Beautifully Chaotic