Light Menções

DIA-A-DIA | O Meu Notion Set-Up

        O que mais temia aconteceu... desmotivei do bullet journal e substitui-o pelo programa Notion. Sempre fui fiel ao papel e sempre fui muito apologista de pegar na caneta e criar mas, para o meu dia a dia e tudo aquilo que queria organizar, conjugado, claro, com a falta de acontecimentos e momentos para fazer colagens e ilustrações, levou-me a procurar alternativas que me empolgassem mais. Apesar de o meu irmão e o meu namorado já me terem mostrado a aplicação, foi somente quando a febre atingiu o meu grupo de amigas da faculdade que decidi explorar a sério e fiquei fascinada com todas as funcionalidades.

        Já vos tinha falado do Notion aqui e nessa altura ainda estava de pé atrás com o deixar o bullet journal, porém já estava fascinada com este mundo. Desta vez venho mostrar-vos como organizo toda a minha vida nesta aplicação, disponível em desktop online, offline - se descarregarem - e ainda no smartphone.

Página Principal

        Para ter uma overview de tudo, simples, clean e acessível. Coloquei uma fotografia que transmite calma e uma das quotes da minha vida. Tenho também uma To-Do List separada por temáticas: faculdade, trabalho e tarefas mundanas. É o primeiro item que aparece para que seja a primeira coisa que me aparece ao abrir a aplicação, é a prioridade. De seguida, tenho vários separadores titulados por vertentes da minha vida: faculdade, trabalho, diário, escuteiros. Pelo menos são os que existem de momento e que requerem maior organização e apontamento da minha parte. Por fim, um calendário simples que me permite visualizar o meu mês e onde marco afazeres longínquos com etiquetas e cores respetivas consoante a temática.


Quanto aos separadores categorizados da imagem em cima:

Faculdade:

2º Ano, 2º Semestre | onde tenho tudo acerca das minhas aula neste semestre. Tenho simplesmente uma página para cada Unidade Curricular com links das aulas, links das aulas gravadas, excels de balanceamento de notas, informação mais explícita sobre os métodos de avaliação e por fim uma tabela com todas as datas de aula onde insiro posteriormente a matéria lecionada e checkboxes de se fui à aula e se essa aula foi passada a limpo - porque faço sempre apontamentos das aulas mas gosto de manter um estudo regrado e saber aquilo que já passei para o papel ou não. Na página geral deste semestre tenho também uma tabela onde irei inserir todas as notas de todos os elementos de avaliação e que calculará a minha média final. Há quem utilize o Notion para tirar apontamentos nas aulas mas, pessoalmente, prefiro o google docs.

Erasmus | Nesta página tenho tudo relacionado com esta etapa, key dates a respeitar, uma task list que não se divide entre feito/por fazer mas sim em feito/em processo/por fazer, o que facilita a visualização de tarefas a cumprir, principalmente observando o ponto de situação daquelas que são mais demoradas. Tenho também uma tabela dedicada às equivalências que pretendo pedir, créditos, disciplina, link para o plano de estudos, entre outros.

After Uni | Apesar de estar a meio da licenciatura, sou muito cautelosa e planeadora. Por essa razão, esta página ainda está em criação mas é acerca de mestrados/pós graduações que me agradam e também possíveis ideias de estágios.

DAILY

Livro de Receitas | Decidi organizar tudo o que eram receitas pelas quais tinha curiosidade que se encontravam espalhadas nos guardados do instagram e nos favoritos do tiktok. Aqui estão esquematizadas por nome, género (massa, sobremesa, entre outros) e ainda com o link respetivo para a receita.

Wishlist | Do mesmo género que o anterior mas com pertences que me lembro que preciso ou que gostava de um dia adquirir. Segmentado pelo nome, categoria (joelharia, stationery, tecnologia...) e ainda por um ou mais links para análise futura.

Ideias para Escrever | Ideias para o blogue ou para escrever só para mim em modo checkbox para que nunca falte assunto cá no burgo.

Places To Go | Bem, quem seria eu sem sonhar com as minha viagens! De modo a, novamente, organizar e esquematizar locais que adoro visitar e conteúdo espalhado pelos guardados das várias redes sociais, criei esta página que de divide nos vários continentes e ainda numa somente dedicada a Portugal. Vamos por partes. A de Portugal detém uma tabela com o nome do local - normalmente cascatas bonitas ou miradouros de perder o fôlego -, a região ou distrito onde se situa (com etiquetas para uma pesquisa mais simples) e por fim etiquetas de género de atração (património, trekking, praia, entre outros).

Por exemplo: Grota do Inferno - SMi | Açores | trekking; miradouro

Para os continentes, criei a visualização em galeria onde cada "quadro" é um país. Ao clicar encontramos novamente um esquema  local | cidade | link. Ocorre também de modo a organizar lugares bonitos que vou vendo por aí e que quero catalogar para não perder. 


WORK 

        Ainda só tenho uma pasta mas é basicamente de afazeres e de brainstorming pessoal. Acredito que o Notion é o espaço de várias empresas e uma boa forma de gerir equipas mas eu somente uso para organização pessoal.

Scouts 

        Vou falar na generalidade dado que acredito que não é algo que será para todos mas faz parte do meu Notion e por isso vou falar também: a sonhar com acampamentos, criei uma checkbox de material para pôr na mochila, fiz também uma página para as minhas provas, para ter arquivados os pdf's. Tenho também uma pasta acerca do meu sistema de progresso e do meu projeto pessoal de vida que estão em construção e por fim algumas dinâmicas giras que vou vendo ou participando que farão sentido reciclar. São simples listas.


Dicas:

- para criar várias colunas, como tenho nos separadores, basta agarrar aquilo que pretendem colocar noutra coluna pelos seis pontinhos à esquerda e arrastar para a direita - quase até ao fim do ecrã até se ver uma barra vertical azul.

- utilizo fotografias que encontro no unsplash, um site de fotografias com alta resolução. Uso tanto nos ícones pequenos como nas capas de cada item.  A qualidade é excelente e a oferta muito diversificada, além disso, nas capas há ligação direta e facilitada através do Notion.

- se criares conta com o teu e-mail institucional, terás uma versão premium - não muda grande coisa da versão original e gratuita mas dá jeito se quiseres partilhar documentos e páginas com alguns colegas e amigos.

- O Notion é barro nas vossas mão. Apesar de parecer complicado, é só compreender e apanhar a pedalada, explorem à vossa vontade. Querem colocar a vossa playlist para estudar na página da faculdade? Podem. Querem adicionar um pdf a uma página? Podem. Pretendem calcular através de fórmulas, algo da vossa vida, seja monetário ou em termos de notas? Podem. Está tudo ao vosso serviço, é saber utilizar.

- Podem organizar e listar aquilo que quiserem: planear a vossa tese, fazer um planeamento financeiro, organizar recursos vários que estão espalhados, atribuir e organizar tarefas domésticas, listar ideias de presentes para amigos, familiares... o Notion é tudo aquilo que vocês quiserem!


Se tiverem alguma dúvida especifica ou quiserem duplicar algum dos meus templates, por favor, digam!

4 comentários:

  1. O Notion também se tornou presença diária na minha vida e adoro-o! Ainda não está todo arrumadinho e bonito como quero, mas é mais porque me divirto tanto a organizar tudo que acabo por perder noção do tempo e quando dou por mim já tenho montes de coisas criadas lá.


    A Sofia World

    ResponderEliminar
  2. Tanto o meu irmão como tu me tinham falado do Notion e confesso que agora fiquei super curisosa! Não gostaria de todo deixar o meu bullet de lado mas percebo que no notion conseguiria organizar melhor certos aspetos...vamos ver se me converto ahaha


    Blog: https://blogandorinhaazul.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Estou a adorar a nossa sintonia porque também tenho uma tour pelo Notion agendada <3 Adorei ver o teu, tem um toque artístico e está cheio de identidade (não precisaria de saber que era teu para o associar a ti!) :)

    ResponderEliminar
  4. Vim aqui parar por causa da tour no Notion da Inn e tenho a dizer que adorei ambas as publicações. Já conhecia o Notion há algum tempo, mas nunca tive curiosidade em explorá-lo. Agora, a opinião mudou ligeiramente. Sinto que é uma junção do Evernote com funcionalidades que há muito procuro num bloco de notas digital... Há de ser perfeito para mim! :D

    Besitos,
    Lyne, Imperium Blog
    Congresso Botânico - Podcast

    ResponderEliminar

Obrigada por leres!

 
Designed by Beautifully Chaotic