Light Menções

DESPORTO | Um Escape Mental

        Treino há muitos anos no mesmo grupo, na mesma modalidade e com as mesmas pessoas e noto, cada vez mais, que a ginástica para mim é, mais do que tudo, conforto mental. Principalmente nesta altura de confinamento e numa altura em que já só a mais velha e já não ando na secundária. Tornou-se um compromisso, para com várias coisas, mas especialmente para comigo. Faz me bem ao nível físico, é bom exercitar, correr, desafiar-me, dançar, mas mais do que o físico, para mim é um paraíso mental e por este e mais aspetos não me vejo a deixar a modalidade anytime soon. É o botão de desligar do mundo lá fora - cheio de deadlines e chatices - e focar-me em mim, no meu momento. É como que uma meditação, são aquelas míseras horinhas semanais que dão um boost que preciso para aguentar mais dias atribulados. E revejo este refúgio em muitas outras pessoas durante o período que passamos, como um momento de descontração, de libertação, que vai muito além do físico e do corpo.

        Gosto de treinar, sobretudo quando tenho chatices para resolver e decisões para fazer, gosto de treinar em véspera de frequências e exames - chamaram-me louca ao ir treinar no dia anterior ao exame nacional que me faria entrar na faculdade, mas eu faria tudo igual. E mesmo que custe, canse e doa, não há nada como a paz de espírito que me traz. A dor tornou-se terapêutica e companheira e o cansaço uma vitória. Isto tudo para dizer, por mais que tonifique o meu corpo, que desenvolva algumas capacidades físicas, não há nada que me prenda mais do que aquele espaço de bem-estar e de descanso mental. É o meu trunfo.

1 comentário:

  1. Nunca fui amiga do desporto, mas, recentemente, comecei a fazer exercício por minha conta e risco e está a saber-me (e fazer-me) muito bem. Fico mais tranquila e com mais energia.

    ResponderEliminar

Obrigada por leres!

 
Designed by Beautifully Chaotic