Light Menções

SÉRIES | The Crown

         Mais um produto proveniente das minhas intensivas férias académicas: outra série concluída. The Crown é mais uma série Netflix com quatro temporada e que, até ao momento, percorre o reinado de Elizabeth II desde o falecimento do seu antecessor até por volta dos anos oitenta. Começa no pós II Guerra Mundial e leva-nos às profundezas da monarquia britânica, do dever aos sentimentos passando pelos conflitos pessoais, crises, amores e desamores. Sua Alteza Real e todos os que a rodeiam são pessoas reais que têm de obedecer ao controverso sistema do qual fazem parte, esta é a sua história.

        Leva-nos a viver ao segundo momentos como a alunagem, o apartheid, a morte do presidente Kennedy, a Crise do Suez entre tantas outras que Elizabeth II protagonizou como rainha. Cruza-nos com personalidades como Churchill, Thatcher, Neil Armstrong e até Lady Diana, são quatro temporadas que misturam os factos históricos com a interpretação dos roteiristas e ainda um toque de imaginação, aliás há momentos que não passam de rumores e de suposições, no entanto a série é dotada de uma organicidade que não observava há muito. 

        Algo que adorei foi não só observar o crescimento e desenvolvimento da família real como observar a evolução em tantos outros aspectos: das tecnologias existentes, aos media chegando até aos figurinos - onde verificamos a "subida das saias"! Acredito que está não só brilhantemente escrito como estupendamente bem realizado, a fotografia é deslumbrante - tanto que muitas vezes pausei somente para apreciar a simetria, o requinte e beleza de alguns planos - e é imensamente rica em detalhes deliciosos. Não fui a maior fã de episódios inteiramente político-económicos mas vivi intensamente todos aqueles que nos falam de vivências e de episódios sociais - como o episódio do Charles na escola e em Gales ou do desastre de Aberfen. No entanto, há um excelente equilibro entre temáticas o que facilita a visualização. Os cenários são deveras deslumbrantes e houve um excelente trabalho de atores.

        É uma série história muitíssimo bem desenhada e que não cai no vulgar. Rapidamente se tornou numa das minhas séries prediletas e anseio ferverosamente pelas temporadas seguintes. Repleto de curiosidade histórica sem se tornar chata e pesada, tem um imenso mérito. Da política ao amor, do dever aos problemas sociais, esta é a história do reinado de Elizabeth II que cruza décadas, personalidades, marcos históricos. Numa palavra: sublime.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por leres!

 
Designed by Beautifully Chaotic