Light Menções

LISBOA, PORTUGAL | 3 Exposições Temporárias

 
FUNDAÇÃO C. GULBEKIAN | Tudo o que Eu Quero

São quarenta as artistas presentes nesta exposição, onde encontramos somente arte produzida por mulheres portuguesas desde a pintura à fotografia, do vídeo à instalação que se desdobram entre o início do século XX e o ano presente. Aurélia de Sousa, Ana Hatherly, Paula Rego, Maria Helena Vieira da Silva ou Joana Vasconcelos são alguns dos nomes que marcam presença e, no meio de temáticas e mentes criativas tão distintas, encontramos uma exposição coerente composta por cerca de duas centenas de obras que convergem na afirmação do papel da mulher na sociedade e, sobretudo, na arte. Muito agradável e distinto de tudo aqui que já visitei. A entrada é gratuita e está na fundação até dia 23 deste mês, corram!


MUSEU DO ALJUBE | Mulheres e Resistência

Na mesma onda da exposição anterior, trago-vos um favorito absoluto, pela curadoria, informação disposta, organização do espaço, tudo! O museu do Aljube foi uma prisão política durante o Estado Novo e, além da brutal exposição permanente, oferece-nos uma exposição sobre o papel das mulheres na resistência ao totalitarismo, os princípios do feminismo em Portugal e ainda a importante história das Três Marias e o seu impacto a nível internacional. Relembra-nos que, há não muito tempo atrás, as mulheres eram inferiores constitucionalmente e do quão importantes foram as mulheres na conquista da liberdade. Aperta o coração, faz-nos admirar estas corajosas e agradecer pelo longo caminho percorrido. Confesso que nunca gostei de ver filmes em museus mas sentei-me e fiquei imenso tempo a ouvir testemunhos de ex-prisioneiras, é chocante, porém necessário. Recomendo imensamente, aprendi muito e tenciono voltar. A entrada não é gratuita e a exposição está no Aljube até ao fim do ano, aproveitem!



MNAC | Em Busca do Tempo Perdido

Das várias exposições temporárias presentes no Museu do Chiado, escolhi esta do pintor Francis Smith por ter gostado tanto das obras expostas, no entanto com o bilhete da visita poderão visitar todas as outras galerias que também são interessante. No modernismo presente na Sala dos Fornos, encontramos várias representações da primeira metade do século XX principalmente da humilde vida lisboeta, os costumes e tradições mas também as pessoas e as suas habitações. Pitoresco e muito bonito, está em exposição até ao mês de outubro!

1 comentário:

Obrigada por leres!

 
Designed by Beautifully Chaotic