Light Menções

ERASMUS | 6 Dicas para 6 Meses de Bagagem

Está quase na hora de partida da próxima geração Erasmus - e de tantos outros estudantes e trabalhadores que partem para outras bandas. Partir significa dar os últimos abraços e os últimos momentos antes de uma grande aventura mas também que há toda uma vida para colocar no interior de malas e mochilas. Há muitas situações a prever e a avaliar consoante a necessidade material que poderá existir, e é sobre isso que vos venho falar hoje. Juntei seis dicas que me foram imensamente úteis quando tive de empacotar a minha vida para partir e espero que vos sejam muito úteis.

LEVAR OU COMPRAR? | É importante delinear o que se leva e o que se pode comprar lá, para não encher as malas de artigos "supérfluos". Faz sentido levar produtos de higiene em full size que podes perfeitamente comprar lá? Talvez não. É equacionar e deliberar, por exemplo, fez me sentido comprar lá cadernos para estudar, mas levei o meu estojo e restante material escolar de cá.

ESTAR PREPARADO PARA TUDO | Quando fiz a minha checklist delineei cenários vários com os quais me ia certamente cruzar: o dia-a-dia, o conforto/descanso, a festa, as viagens. A partir destas temáticas comecei a construir uma mala que seria versátil o suficiente para todas as ocasiões: tops e uma mala mais pequenas para sair, uns bons sapatos de caminhada para as viagens ou uma mochila em específico, roupa térmica para o dia-a-dia. É importante também perceber que transições de estação vamos apanhar e perceber se vai haver muita chuva/neve/frio. Digo sempre também para levarem um fato de banho, mesmo no inverno há termas e saunas e podem fazer parte de um plano giro.

KIT SOS | Estamos por nossa conta, e para mim fez-me todo o sentido levar um kit de primeiros socorros completo para me auxiliar nas maleitas mais básicas e comuns. Levei medicamentos variados para todo o tipo de casos, pensos vários, soro, compressas e adesivo - a pensar nas minhas bolhas -, pomadas variadas para queimaduras, picadas e feridas. Safei-me de alguns acontecimentos e safei outras pessoas porque estava sempre preparada. 

€€€ | Em termos monetários, o ideal é perceberem se pagam taxas com o vosso cartão no estrangeiro. Eu decidi obter um cartão Revolut e foi a melhor escolha que podia ter feito. Para além de colocar lá a quantia que queria e desse para controlar os gastos na app, também facilitava a transação de dinheiro com colegas estrangeiros - tal como fazemos com o MBway cá. 

COMO EM CASA | Estar longe de casa custa e, a pensar nisto, algo que tive em atenção foi levar artigos que me fizessem sentir em casa, sejam as nossas pantufas, a nossa almofada ou a nossa escova de dentes elétrica. Faz toda a diferença. Sentir-nos em casa pode também ser levar artigos e fotografias para por no quarto, tornando um lugar tão estranho num sítio mais nosso.

DOCUMENTOS | Em Erasmus, pelo menos, os documentos e contratos são mais que muitos. Decidi levar tudo em papel e em formato digital gravado em vários sítios. Levei o meu Contrato Erasmus, Codice Fiscale, Learning Agreement, Contrato da Residência, Certificado de Vacinação e ainda cópias impressas do cartão de cidadão e do cartão europeu de saúde. Levei ainda fotografias tipo passe impressas, dão sempre jeito! 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por leres!

 
Designed by Beautifully Chaotic