Light Menções

VIAGENS | 5 Curiosidades sobre Itália

 FALAR COM AS MÃOS | Sim, é real! E não é só aquele gesto que todos conhecemos. Eles falam com expressões faciais, com as mãos, com o corpo todo. São imensamente expressivos e, honestamente, não dá para envergar a língua italiana sem o ser! Isto acontece por uma simples razão: os dialetos, sotaques e pronúncias são incontáveis. Por isso, se não os compreenderes não te sintas mal, muitas vezes eles também não se entendem entre eles. O falar com as mão ajuda a que alguém do dialeto veneziano compreenda um siciliano, por exemplo. Se não entender, há-se chegar lá de alguma forma. É até algo histórico por todos os povos que por aqui passaram e com quem realizaram comércio.

RECICLAGEM | Este é um tema muito levado a sério por aqui, podes ser multado se não reciclares corretamente. Creio que depende de região para região mas aqui em cada dia da semana recolhe-se um dado contentor do lixo e por vezes a separação e as cores são diferentes. Ouvi também dizer que em Milão podes ser multado por usar o saco do lixo errado, o tema é sério. Se fizer funcionar corretamente, acho excelente, honestamente.

BUROCRACIA | Em tudo. Em todo o lado. E é cultural. Em Portugal também gostamos de muita burocracia mas, meu senhores, os italianos só funcionam com burocracia. Ir à biblioteca requisitar um livro? complexo. Inscrever num exame da faculdade? complicado. Se vierem para cá, boa sorte!

O APERITIVO | Uma parte muito bonita da cultura italiana que podíamos adotar: sair do trabalho e ir beber um copo com os amigos para relaxar. É uma "refeição" que ocorre por volta das 18h e costuma consistir em petiscar e beber algo - por aqui, tende a ser Aperol Spritz. Todos os dias, seja verão ou inverno, há quem vá fazer o seu pequeno aperitivo por essas esplanadas fora. Quebra a rotina casa-trabalho-casa e é um excelente momento de descontração.

CANTAR?! | Já ouviram falar dos gondoleiro que cantam pelos canais venezianos? Bem, são reais mas não são os únicos. Já ouvi condutores de autocarro a cantar, pessoas a andar de bicicleta, ou até o senhor do front-office da minha residência. A plenos pulmões e de forma tão ardente. Em Portugal sinto que temos muita vergonha de cantar em público e, sem dúvida, que o condutor do autocarro a cantar ópera seria no mínimo estranho. Aqui, é só giro quando nos presenteiam com os dotes vocais nas mais variadas facetas do quotidiano.

6 comentários:

  1. Cada vez mais curiosa em visitar Itália! Obrigada por estes posts.

    ResponderEliminar
  2. E que curiosidades giras, obrigada Querida Leonor <3
    Sem dúvida, um dos países que mais quero visitar :)

    ResponderEliminar
  3. Adoro estas curiosidades, acho que entregam tão bem o DNA de uma cultura e de um país - especialmente naquelas particularidades que não encontras em mais lado nenhum! Confesso que o da reciclagem me surpreendeu (já estive em três destinos diferentes de Itália e não achei nenhum propriamente limpo e assim tão cuidadoso com o lixo). Lembro-me de o pai do Diogo estar em Nápoles e de dizer que era um autêntico caos a céu aberto, onde a Mafia tinha muito controlo e a cidade acabava muito suja e cheia de lixo (bem que os mafiosos podiam ser um bocadinho mais despertos à ecologia :p). Obrigada por esta partilha e por trazeres um bocadinho do mundo até nós, Leonor! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim, diz que no sul é mesmo um caos, cá no norte é tudo extremamente limpo e são muito organizados! parecem dois países diferentes!

      Eliminar
  4. Gostei particularmente da ideia de as pessoas andarem a cantar. Parece ser divertido. E o Aperitivo também ahah.

    Sigo algumas italinas no Instagram e pude comprovar o falarem muito com as mãos e com expressões, é tão engraçado.

    ResponderEliminar
  5. Ai, adorei estas curiosidades! Já tínhamos falado do caos e da expressividade, mas a parte da burocracia também já conhecia. Sigo uma americana (@kacierose) que se mudou para Itália e ela fala imenso sobre isso. Se não conheceres tens de pesquisar; ela faz vídeos engraçados!



    A Sofia World

    ResponderEliminar

Obrigada por leres!

 
Designed by Beautifully Chaotic