Light Menções

VATICANO | Fui a Roma e Não Vi o Papa

        Em bons termos, a cidade-estado do Vaticano não é Roma, é simplesmente cercada pela capital italiana! Independente desde 1929, é o "país" mais pequeno do mundo e tem a sua própria bandeira, governo e até um banco! A principal atração é, claro, a Santa Sé não fosse a cidade-estado do Vaticano a sede da Igreja Católica. No dia que reservámos para visitar o Vaticano, roubaram a carteira a uma das minha amigas o que foi um infortúnio, e eu tinha um autocarro para o norte relativamente cedo, o que nos fez ver as principais atrações de forma mais simples e rápida. É um pretexto para regressar!

~


Museus do Vaticano

        Os museus do Vaticano são enormes e contam com imensos pedaços de história através dos séculos, dos egípcios aos romanos passando, claro, pelas pinturas renascentistas. É um mundo e um autêntico privilégio de visitar. Lembrou-me muito o Louvre, tanto pelas obras de grande valor e calibre mas também pelas belíssimas salas onde as obras estavam expostas. São inúmeras as estátuas, pinturas e artefactos expostos mas, claro, a atração principal é a Capela Sistina - que é, de facto uma capela e é onde ocorre o Conclave (a decisão de um novo papa) e os Quartos de Rafael. Outro lugar que gostei muito de visitar foi a Galeria dos Mapas - já viram a parede do meu quarto, por acaso?


        É um museu para ver com calma, não o pude fazer, e, tal como no Louvre, convém selecionar previamente que alas gostariam mais de visitar. Os bilhetes são 8€ para estudantes e sugiro que comprem com algumas semanas de antecedência. Recomendo também que vão ou o mais cedo possível ou nos últimos horários, há muita gente e demasiadas tours, com covid senti-me claustrofóbica.


Basílica e Praça de São Pedro

        O ex-líbris do Vaticano, claro está, a Santa Sé. Esta é a praça onde milhares de fiéis se unem em oração, a praça é mais pequena do que esperava mas não deixa de ser majestosa. A Basílica é também imensa, uma absoluta loucura, sendo o maior e mais importante edifício do catolicismo, teve contribuições de artistas como Michaelangelo, Bernini ou até Rafael. Ali entre o Renascimento e o Barroco, é não só uma obra de arte de outro mundo como uma exposição da riqueza e opulência da Igreja Católica. 

        O meu chefe de escuteiros aconselhou-me a fazer isto ao entrar "Vais abordar a Basílica pelo lado direito e sobes umas escadas e entras no hall, andas mais um bocado e passas por uma porta e entras na Basílica em si. Então, façam o seguinte exercício: quando entrarem no hall, admirem os tetos por uns segundos mas depois baixem a cabeça e fixem os olhos no chão. Sempre com os olhos fixos no chão, sem baterem em ninguém, entrem na porta que dá acesso à Basílica. Assim que entram, sempre a olhar para o chão, isto é importante, dirijam-se para o lado esquerdo, ou seja, para o meio da igreja. Deem uns passos e apenas aí levantem a cabeça para contemplar a Basílica." Sem spoilers só se ouviu um triplo "wow", em uníssono. Foi assim que fizemos e aconselho que façam também, o impacto é deslumbrante.

Tive vinte minutos para ver a Basílica toda e as estatuas, as pinturas, a arquitetura são simplesmente soberbas. É um local gratuito de visitar e escolhia os dias em que não há Angelus dominical ou audiência papal - todos os dias menos domingos e quartas-feiras, se o quiserem ver, pesquisem com meses de antecedência para reservar lugar, será nestes dias da semana. Fui a Roma e não vi o papa mas hei de voltar, verdade?

Lições a retirar da visita ao Vaticano

- Ter muito cuidado com os nossos pertences;

- Não marcar viagem de volta relativamente cedo para este dia - guardem um dia inteiro para ver tudo nas calmas.

        Foi um dia atribulado e por ter estado numa situação de muito stress, de polícia, balcões do metro, buscas intermináveis, não consegui desfrutar como gostaria, mas há algo mais importante: apoiarmos as pessoas de quem gostamos em momentos chatos e stressantes e manter-nos unidas na busca por uma solução. É um sitio para regressar com calma, para ver o papa, mandar uma carta, para subir à Cúpula, para explorar os jardins e a biblioteca do Vaticano, para assistir a uma audiência, vaguear pelos museus com calma e apreciar a grandiosidade da Basílica. Podem ir a Roma e não ver o papa mas não vão a Roma e não deem um pulinho pelo Vaticano.

1 comentário:

Obrigada por leres!

 
Designed by Beautifully Chaotic