Light Menções

FILMES | 14 Peaks: Nothing is Impossible

        Há um objetivo que muitos alpinistas por este mundo fora ambicionam: ascender ao topo das 14 montanhas mais altas do mundo, todas com mais de oito mil metros de altura. Este é também o objetivo do nepalês Nims e da sua equipa mas há uma nuance especial: querem bater o recorde e subir a todos estes cumes no mínimo espaço temporal possível. Este recorde era de sete anos e os protagonistas deste documentário querem tentar as grandiosas catorze em sete meses. Uma loucura, certo? É para provar a todos os que duvidam que o nome desta enorme expedição é Project Possible.

        Entre filmagens conseguidas pela equipa, entrevistas, idas ao passado e à casa da família de Nims, este documentário com cerca de duas horas é mais do que sobre esforço e resiliência física - eles sobem ao summit do Evereste e nas horas seguintes acendem ao Lhotse e ao Makalu - mas também sobre destreza e força mental. Acredito que fizeram muitas coisas imensamente perigosas e que é quase um milagre todos estarem a salvo e ninguém se ter magoado

        É sobre camaradagem, aproveitar janelas de tempo - mesmo que isso signifique ascender de noite, conseguem imaginar? -, é sobre uma enorme força de vontade e sobre nunca deixar ninguém para trás. Subir às catorze montanhas mais altas do mundo em sete meses é uma loucura e toda a equipa sabia disso, mesmo com algum recurso a oxigénio artificial. Ficamos em êxtase em diversos momentos, de coração nas mãos, é tão longínquo da nossa realidade, é tão insano. Desde que conheci João Garcia e li o seu livro sobre estes grandiosos catorze que fiquei mais por dentro da temática e, como ele refere, a expedição só termina quando chegamos cá a baixo vivos. Apesar de belíssima, a montanha é extremamente perigosa. Este é um documentário sobre sobreviver.

1 comentário:

Obrigada por leres!

 
Designed by Beautifully Chaotic