Light Menções

ERASMUS | O Fim

        E é de Lisboa que vos escrevo. Voltei há uns dias e encerrei assim este capítulo, mais cedo que o suposto mas na altura certa para mim. Os meus meses em Pádua foram de um crescimento e de uma aprendizagem constante, onde fazíamos dos infortúnios razão para nos unirmos, onde os planos surgiam e aconteciam em segundos e onde fui (e fomos) indubitavelmente muito felizes. Recordo-me que sempre quis fazer erasmus, provavelmente desde que fui para a Hungria, em 2017, o bichinho surgiu em mim. E se há algo de que me orgulho é de carregar tantos sonhos e de lutar para os fazer acontecer. Trabalhei, poupei, estive em reuniões e em infinitas papeladas. Pádua foi casa e será para sempre um bocadinho minha, também.

        Pádua foi aprender italiano por assimilação - se ao início era a única da turma que não ser ria das piadas do professor por não perceber a língua, no final já fazia parte do coro gargalhante -, foi andar de bicicleta pelas infinitas arcadas e pelo pavimento do centro histórico que fazia doer o rabo. Foi pisar história, em cada canto, enquanto eu escrevia a minha no meu journal azul-andorinha e ouvia Taylor nos phones. Foi sentir que era família de tantas pessoas bonitas - a Mafalda, a Ana, a Eszti, a Kika, a Raquel, a Dani e a Bárbara. Foi viver com a Maria e chamar à nossa cozinha de "Tratado de Tordesilhas" - metade espanhol, metade português - foram as festas e as saídas, os jantares em casa da Ana e as study sessions. Foram métodos de ensino e de avaliação novos - que adorei conhecer e que senti que me valorizaram enquanto estudante -, numa universidade antiga mas em polos deveras modernos. Foi a bonita solitude, o Santo António por todo o lado, a música por cada canto, a arte, os graffitis, a imersão na cultura e na vida quotidiana.

        Foram as aventuras e as viagens dentro de Itália - Veneza, Pádua, Murano, Burano, Dolomitas, Florença, Roma, Assis, Bolonha, Verona, Bassano del Grappa, Ferrara, Garda, e todas aquelas que ficaram por fazer. Foram todas as esplendorosas obras de arte que tive o privilégio de observar, todos s detalhes históricos que aprendi, a comida maravilhosa que tive a oportunidade de provar e que aprendi a cozinhar. Foi a neve infinita das montanhas, o frio veneziano e os passeio à beira dos canais.

        Nem tudo foi bom e fácil mas tudo isso também faz parte da história, as carteiras roubadas, a solidão, as saudades. No entanto, havia algo que nunca falhava: as pessoas que se tornaram casa e que tinham sempre um abraço de consolo e a genica certa para resolver qualquer problema. Em Pádua aprendi a gostar de café, viajei sozinha, a minha pizza preferida passou a ser a margherita e o aperol spritz substituiu a imperial. Pádua foi chorar de felicidade inúmeras vezes, foi jantar à luz do exaustor e levar almôndegas do IKEA para todo o lado. Foram os finalistas com a sua coroa de louro a entoar "Dottore, dottore!" pela rua. Pádua foi fazer sopa semanalmente, foi pensar em três línguas, patinar no gelo, comer gelato com temperaturas negativas. Foram aperitivos e aprender a dizer mais vezes "sim!". 

        Saí de Pádua de lágrimas nos olhos, carregada dos meu pertences e do peso que esta aventura teve em mim. Saí de Pádua com sensação de missão cumprida, com uma boa dose de humildade, desenrascanço e de "para a frente é que é caminho!". Foi bonito, foi marcante e foi tão rápido. Não há parágrafos suficientes que consigam que explicitar o que foi esta vida paralela que vivi, tão robusta, tão deslumbrante. Volto cheia de mundo, inspirada e cheia de vontade de fazer acontecer. Se tiverem oportunidade, vão, façam, vivam. É de outro mundo. Ci vediamo, mi manca già.

3 comentários:

  1. Pelo que nos descreves tenho a certeza que foi uma experiência brutal! Que bom, querida <3
    Ficam as memórias, as aprendizagens e as fotografias, só se tem saudade do que nos fez feliz!

    ResponderEliminar
  2. Oh, vou sentir saudades dos teus posts sobre Pádua e das fotos.
    Mas bem-vinda de volta :)

    ResponderEliminar
  3. Fico tão grata e feliz por te ter visto a concretizar este sonho! <3

    ResponderEliminar

Obrigada por leres!

 
Designed by Beautifully Chaotic