Light Menções

BOLOGNA, ITÁLIA | A Verdadeira Cidade dos Estudantes

        Tão laranja e acastanhada, tão fria e escura mas simultaneamente tão acolhedora, tal como o abraço da Margarida, que me recebeu. Bolonha fica a duas horas de Pádua, foi o meu destino de fim-de-semana e revelou-se tão tão bom, foram pouco mais de vinte e quatro horas mas tão marcantes e tão divertidas. Bolonha tem a primeira universidade na Europa, fundada há mais de 920 anos e que hoje continua a ser casa para uma enorme comunidade estudantil - o que resulta em duas coisas: uma nightlife soberba e a procura por alojamento estudantil ser uma loucura.

        É uma cidade das artes, de museus e belíssimas igrejas, mas Bolonha também marca pelo cinema, tendo a Cineteca da qual Quentin Tarantino é sócio. Além disso, é uma cidade cheia de graffitis e de escritos nas paredes, primeiramente estranha-se, depois percebe-se que faz parte da estética. Se forem a Bologna é fundamental ir à Pizza Casa - o maior meme da cidade, até uma música tem! - em que uma pizza margherita inteira custa 2,50€ e é uma delícia. Bologna marcou-me muito porque conheci com uma amiga que lá vive mas também porque fiz algo que adoro sozinha pela primeira vez: visitei uma galeria de arte. Bologna marcou pela jam session de música revolucionária grega, pelas saídas, pela sorte que tivemos e pela chuva da qual fugimos.




Vamos aos pontos essenciais a visitar?

Pinacoteca Nazionale di Bologna

        Colado à faculdade de belas artes encontramos um museu de arte incrível repleto de mestres. A visita é feita por ordem cronológica e podemos observar desde frescos a gótico até ao renascimento e ao maneirismo. Desde Giottos a Caracci passando por Rafael. Na sua maioria é arte sacra mas dá para ver a evolução da perceção e representação religiosa na arte. Visitei sozinha, com Red (Taylor's Version) nos ouvidos e foi tão bom, tão bonito. Gostei imenso e recomendo muito.


Basílica de São Petrónio

        Situada na Piazza Maggiore, é a principal igreja de Bolonha e fascina por ter uma fachada que combina dois estilos: o gótico e o barroco. No seu interior é deveras enorme e poderão ver o desenho de uma linha do meridiano e, se tiverem sorte, uma pintura muito polémica de um profeta islâmico a arder no inferno, o que já deu aso a tentativas de atentados. Por essa razão, a segurança nesta basílica está reforçada. Perto da Basílica encontram também a estátua de Neptuno.


Torres de Bolonha

        Um dos ex-líbris, chamam-se Garisenda e degli Asinelli, ficam bem no centro da cidade e pode ser visitadas. Foi-me recomendado fazê-lo ao pôr do sol mas estava tanto nevoeiro que achei que não valia a pena. São uma estrutura medieval e somente uma se mantém intacta, a outra está imensamente torta e já não tem a altura completa.

Faculdade de Belas Artes

        Uma das faculdades mais conhecidas de Bolonha, somente andei pelos corredores e tive um vislumbre da biblioteca e de uma sala de aula, tudo cheio de estátuas, recantos e arte. Daqueles locais onde eu adoraria estudar.



Bolonha é uma loucura e espero muito regressar em breve, fica marcado por ter sido das viagens mais divertidas que já fiz por aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por leres!

 
Designed by Beautifully Chaotic