Light Menções

VENEZA, ITÁLIA | Gôndolas, Canais e Recantos de Cortar a Respiração

        Digo-vos, sempre achei que Veneza seria extremamente overrated por ser demasiado turística, demasiado falada e demasiado conhecida e tenho a dizer que Veneza me surpreendeu em todos os aspectos. Estava à espera de achar bonito mas não esperava ficar absolutamente de queixo caído. Veneza é tudo aquilo que falam e muito mais, é de loucos.

        Antes de tudo, é um privilégio viver a meia hora de Veneza, mas também é muito simples de lá chegar através de comboio até Santa Lucía de várias partes de Itália. Disseram-me que é brutal o "abrir de portas" da estação para a rua porque os canais, as gôndolas e os edifícios bonitos começam logo ali. Para o centro podem apanhar um taxi boat (cerca de 7€) ou andar vinte minutos.



        Veneza é uma cidade para andar, explorar as ruelas, atravessar todas as pontes possíveis e deslumbrar-nos a cada recanto, deixo-vos então os lugares que visitei:

Ponte Rialto, da Academia e dos Suspiros

        Onde se encontram as vistas mais bonitas para os canais. Já que estes últimos são estradas, cada ponte é como uma passadeira, são imensas e estão por todo o lado! A ponte Rialto, a Ponte da Academia e a Ponte dos Suspiros são as mais conhecidas, seja por serem lindíssimas, por terem uma história incrível ou por deterem a vista mais fotografada da cidade. 





Praça de São Marcos

        Com todo o seu esplendor e sem nos dar-mos conta, pisamos a Praça de São Marcos. Boquiaberta tive de me sentar perante a imensidão e a brutalidade do local. É a zona mais baixa da cidade e poderão visitar a Basílica de São Marcos - que terão de comprar bilhetes -, eu consegui ter um vislumbre de uma das laterais dado que há uma porta aberta para quem vai orar. Podem também visitar o campanário e o Palácio Ducal, já ali. Paga-se tudo e creio que é melhor marcar online. É um local com muita gente, sendo um dos ex-líbris de Veneza, se quiserem visitar algo, requisitem com tempo.


Libreria Acqua Alta

        Um local que descobri no Instagram: uma livraria com uma escadaria feita de livros que nos leva a uma vista bonita para um canal. Podem ver aqui o que vos falo, as minhas fotografias não fazem jus. É uma livraria walk-in e pode ter fila mas é sempre a andar. Fui num dia com muita gente e não consegui explorar como gostaria. São pilhas e pilhas de livros tanto em estante como dentro de gôndolas e barquinhos no interior. Além disso, este local é casa para vários gatinhos. Deveras bonito e encantador, para voltar num dia mais calmo.




Basilica de Santa Maria della Salute

Protagonista de muitas fotografias do outro lado do Grande Canal, decidimos explorar esta igreja circular. Tem algumas pinturas e esculturas bonitas mas, honestamente, é mais bela por fora.



Igreja de são vidal

Aqueles locais que entramos por acaso e ficamos deliciados. É um sítio onde existem variados concertos de música clássica e até uma exposição de instrumentos de cordas antigos feitos à mão. A entrada (sem concerto) é gratuita e fica ao virar da esquina da Ponte da Academia.



Para uma próxima adoraria visitar Murano e Burano, ir à Galeria da Academia de Belas Artes, o Palácio Ducal e o Fondaco dei Tedeschi.

Podem também visitar as inúmera lojas de máscaras tão características do Carnaval Veneziano e ainda deslumbrarem-se com as pequenas galerias de arte local que encontram por toda a cidade. Porém, por muito que vos diga que itinerário fazer, não há nada - repito, nada - como perdermo-nos nas ruas, ver as gôndolas a rasgar os canais, perceber como funciona uma cidade sem carros e aproveitar cada recanto mágico. Veneza foi muito mais do que aquilo que pedi, foi fascinante.

3 comentários:

  1. Um dos locais que quero muito visitar!

    ResponderEliminar
  2. Amo Veneza com o meu coração todo. Fui lá em dezembro de 2016 e a cidade arrebatou-me. Consegui dormir mesmo no meio da ilha, num hostel e foi a melhor decisão: no dia a seguir foi sair do edifício e estava já perto da água. Depois visitei Burano, Murano e Torcello. Que adorei. Tenho Veneza no coração desde essa altura e quero muito voltar.

    ResponderEliminar
  3. Veneza é um dos sítios que mais quer visitar *-*

    ResponderEliminar

Obrigada por leres!

 
Designed by Beautifully Chaotic