Light Menções

ESCUTISMO | Servir em Fátima

Fui convidada a integrar a equipa de serviço da peregrinação aniversaria do 12 e 13 de Agosto e, como é óbvio, não pude sequer recusar. O CNE integra estas equipas em todas as peregrinações do 12 e 13 dos meses de Maio a Agosto e, agora também, estamos presentes todas as semanas em regime de acolhimento aos que ao santuário de Fátima se deslocam. Mas afinal de contas o que é serviço? Para mim, é algo que se assemelha ao voluntariado mas que em momento algum é para nós. O serviço é para os outros, sempre, e a alegria de servir é algo que se cultiva, é dar-nos sem medida em prol do outro e tenho vivido neste compromisso de "servir cada vez melhor" desde que comecei a dar os primeiros passos no caminheirismo.

Fizemos de tudo, organizámos a animação da Eucaristia dos servitas do santuário, vigiámos à porta do posto de socorro, abrimos caminho para o andor, fizemos cumprir regras, respondemos a tudo e mais algumas coisa - do mais estapafúrdio ao mais expectável. Fizemos cordão em torno do andor em procissão, zelámos pela segurança de todos nas Eucaristia, procissões de velas e profissão do terço. Somos nós quem socorre e que carrega macas aquando necessário, estando sempre à disposição para o fazer em caso de qualquer ocorrência - que tivemos o privilégio de ter zero macas numa das peregrinações com maior afluência. Agosto costuma ser crítico, tanto pelo calor como pela quantidade de gente, porém, correu tudo conforme, mesmo com a agravante da pandemia.

Foram dois dias deveras intensos, de trabalho, de dores corporais, de horas em pé, de falta de sono. Mas fez-se e faria novamente. Foi um serviço ao peregrino que me fez viver tudo com imensa intensidade, a fé, o serviço, a responsabilidade, o crescimento. Conheci pessoas incríveis, descobri partes do santuário vedadas aos demais e ainda descobri-me ainda mais. Não escrevo para me gabar, jamais faria isso, escrevo para registar para mim, porém, o serviço deve ser silencioso, sem buscar louros nem palmadinhas nas costas. E é tão bom.


2 comentários:

  1. e que orgulho é para mim saber que o fazes e ter a certeza que pões todo o teu amor nessas pequenas coisas!

    ResponderEliminar
  2. Servir, missionar... tudo o que nos permite dar tudo aos outros e depois receber ainda mais, através dos sorrisos e do amor, é verdadeiramente gratificante. Percebo o teu sentimento de "é tão bom"!

    Blog: https://blogandorinhaazul.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Obrigada por leres!

 
Designed by Beautifully Chaotic