No meu 12ºano tive que ler O Ano da Morte de Ricardo Reis e não adorei a história, porém, adorei, com o coração, a fluência e eficácia da escrita de Saramago. O Ensaio Sobre a Cegueira foi a oportunidade de voltar a apaixonar-me pela escrita do autor com um história que não me largasse. Este Ensaio fala-nos de uma pandemia de cegueira branca que atinge um país sem nome e pessoas sem nome - somente distintas por características como a rapariga dos óculos escuros, o rapazinho estrábico - e mostra-nos o que aconteceria se tal fosse real. Fui impulsionada a ler esta obra muito por estarmos, também nós, a atravessar uma pandemia, embora com diferentes contornos.
Este livro explora o que aconteceria se, à vez, todos os habitantes cegassem, começando por um único homem. Esta epidemia rapidamente se expande e o governo toma medidas para isolar a população cega da população saudável num só local. Neste isolamento, são revelados os instintos e impulsos mais naturais do ser humano, somente uma mulher consegue manter a visão no meio de tanto horror e ela observa tudo de forma secreta e silenciosa. Presencia violência, injustiças, abusos, assédio, mortes e tantas outras coisas horripilantes. Toda a cidade acaba por cegar e os instintos primitivos e selvagens vêm à tona, assim como o nomadismo e a imundice, a luta pela sobrevivência é aquilo que mais presenciamos nesta obra de Saramago.
Este livro é acerca de resiliência e sofrimento, um autentico ensaio sociológico sobre o que provavelmente nos aconteceria numa situação destas. Sofri em conjunto com as personagens e cheguei a chorar com algumas descrições tão bárbaras e angustiantes. Sem sintomas, sem cura, esta é a história de um mundo perturbado pelo "mal branco" onde o que importa é sobreviver a todo o custo. É uma leitura muito fluída e com várias metáforas (afinal, o que é a "cegueira"?) e lições para retirar, com a escrita característica de Saramago, por vezes leve, por vezes dura e dolorosa que só me deu ainda mais sede de Saramago, que génio da literatura!
Estou para ler esse livro desde os tempos do Secundário, mas ainda não peguei nele (até agora, I know xD), adoro a escrita do Saramago, mas as frases longas matam-me confesso xD. Mas estou a planear aproveitar o tempo de sobra que ainda tenho para ler mais livros dele :).
ResponderEliminarBeijinhos
Blog: Life of Cherry
Já pensei em ler esse livro e fiquei ainda com mais vontade! Confesso que já tentei ler "As intermitências da morte" mas ainda não terminei.
ResponderEliminarPode ser que este verão Saramago tenha a sua oportunidade!
Beijinhoos
Adoro Saramago mas ainda não li este. Neste momento, estou a ler O Evangelho Segundo Jesus Cristo e estou rendida ao seu talento que sempre nos esmaga e ultrapassa :)
ResponderEliminarNão Digas Nada a Ninguém