O bolo lêvedo vem, tipicamente, da zona das Furnas em São Miguel, nos Açores e é das minhas iguarias regionais predilectas. Para quem desconhece, é um género de bolo do caco, porém mais adocicado e, na minha opinião, muito melhor e mais saboroso. Nunca vi ninguém a fazer esta receita e achei por bem desafiar-me e deixar parte do jantar feito para a família! Gosto muito de o acompanhar com manteiga de alho, porém aconselho-vos a darem largas à imaginação ou até a provarem-no seco, que também maravilhoso! É um processo demorado e a paciência é ingrediente chave, qualquer dúvida, não hesitem em perguntar!
Ingredientes:
- 550g de farinha
- 20g fermento de padeiro
- 125gr de açúcar
- 125gr de manteiga
- 200ml de leite
- 2 ovos
Procedimentos:
- Juntem a manteiga amolecida, o fermento, o leite e o açúcar e envolvam bem;
- De seguida, juntem os ovos e misturem bem até ficar homogéneo;
- Acrescentei pouco a pouco a farinha e amassem bem até ficar com uma consistência semelhante à de massa de pão;
- Coloquem a massa num recipiente à parte e deixem levedar, eu deixei cerca de 4h, mas quando dobrar de volume está excelente!
- Quando a massa tiver levedado o suficiente, dividam-na em bolas, mais pequeninas se preferirem bolos mais pequenos ou maiores se os preferirem mais largos, fica ao vosso gosto. Decidi fazer um tamanho médio.
- Disponham-nos num tabuleiro enfarinhado e deixem levedar por mais 30 minutos com espaço entre eles
- No fim deste 30 minutos, coloquem a frigideira ao lume com farinha - esta iguaria é conhecida por não ser feita com óleos na sua cozedura!
- Coloquem as bolas de massa na frigideira e calquem-na com algum utensílio - outra frigideira, por exemplo - ficando achatada;
- É um processo de paciência, quando ficar escuro de um dos lados, virem-no! Façam isto em todos e estão prontos a comer!
Uma coisa é certa, tem muito bom aspecto.
ResponderEliminarMEU BLOG
Tal como aconteceu com os Cinnamon Rolls, vou de certeza fazer esta receita acrescentando o meu próprio twist. Depois partilho contigo!
ResponderEliminarBlog: Andorinha Azul
(blogandorinhaazul.blogspot.com)