Light Menções

ESCUTISMO | A Minha Promessa de Caminheira

   Integro este movimento, que tanto amo e admiro, há doze anos e nunca houve jornada como a que percorri nos últimos tempos. Em Setembro despedi-me da IIIª secção - os que envergam o azul, que têm entre 14 e 18 anos - onde passei por muito e tanto fui enterrada como subi ao pico mais alto, literalmente, tanto venci como fui derrotada. Os pioneiros marcaram o crescimento pessoal e de pensamento, de tentativa-erro e de família verdadeira. Fechando este capítulo, entreguei-me de alma e coração à IVª - os que vestem o vermelho-sangue e cujas idades vão dos 18 aos 22. Os últimos meses não deram tréguas. Foram altura de reflexão, de aprendizagem, de sacrifício e de perceber o que é Servir*. Tempos de conversão, de crescimento pessoal, de saber gerir prioridades, de querer, ser e estar. Um percurso de sentido e que faz sentido. Aprendi porque estou aqui e como quero enfrentar a vida, muito com a ajuda deste livro que é o pilar base do Caminheirismo

   Tudo isto culminou nos dias que passaram, onde a emoção foi imensa e inversamente proporcional às horas de descanso. Sabia que nos esperava algo grande e especial mas não tinha noção que a minha Velada D'Armas** seria tão marcante e impactante. Fui sem expectativas e com algum medo mas a noite em claro que passei em reflexão e profundeza interior foram importantes para o compromisso que queria, mais do que tudo, assumir. Foi um caminho muito duro onde a vontade falou mais alto que as vozes que nos deitam a baixo. Foi momento de uma decisão pessoal, de joelhos a tremer, coração a palpitar e de certeza. Enquanto toda a gente descansava, eu e os meus éramos confrontados com escolhas, com ânsias e com revolta. O nosso desafio final não foi simples e o impacto que teve foi extraordinário e marcar-nos-á para sempre. Apesar de duro, foi muito importante.

   Tudo isto para subirmos ao altar durante quinze minutos e renovar-mos uma promessa de vida. Fiz uma em 2008, outra em 2012 e também em 2016, num contexto muito diferente. Um compromisso que nos impele a sermos a nossa melhor versão de nós mesmos, a sermos testemunho de fé, de fraternidade, de amor, a fazermos o possível e o impossível. Um compromisso para com toda a comunidade, o meu clã***, o meu país, Deus mas sobretudo para comigo. Jurei sobre a bandeira do meu país, do meu agrupamento, o Evangelho e o Círio Pascal em seguir as pegadas do Homem Novo, ser cada vez mais a melhor versão de mim própria e fazer da atitude de serviço um mandamento de vida. Não se promete de ânimo leve e por isso levei a cerimónia toda a verter lágrimas enquanto decorria. O lenço vermelho que recebi é símbolo de entrega, de paixão mas sobretudo de uma responsabilidade imensamente pesada e profunda mas que foi feito para o meu projecto de vida. Foi-me também entregue e benzida uma vara bifurcada, símbolo das encruzilhadas que encontramos no caminho, existe o percurso fácil mas errado mas também o que envolve sacrifício mas nos leva a triunfar. Somos chamados a saber escolher, numa altura de vida em que surgem tantas encruzilhadas.

   Estou profundamente grata por ter conseguido conquistar algo que ambicionava há tanto tempo, foi um caminho verdadeiramente transformador e de conversão e sei que não é uma meta mas sim o início de pista para as melhores aventuras e aprendizagens. Este é um caminho individual mas jamais solitário e por isso tenho de fazer um agradecimento profundo ao meu clã, que preparou tudo e que nos integraram como ninguém, aos meus chefes - ao Perna em especial por ser um exemplo de escuteiro e um mestre da fotografia e à Irina que tem um percurso semelhante ao meu e que soube escolher o correto mesmo à custa de sacrifício, como eu, e que dá os melhores high-fives. À minha família, o meu pilar e o meu porto de abrigo em tudo, aos meus amigos, que mesmo não sendo católicos sentiram a emoção da cerimónia e foi muito importante tê-los a testemunhar este dia. Ao Dani, a quem me agarrei a chorar e que me recebeu com o maior abraço do mundo, obrigada pela paciência, pela força, pela compreensão e sobretudo por caminhares lado-a-lado comigo "apesar das fadigas e das contradições da jornada"****, em todas as circunstâncias. Ao Pedro, o meu padrinho da vida, a todos os que me congratularam, abraçaram e não me deixaram desistir e um agradecimento especial à Joana, a minha melhor amiga da vida inteira, que veio de Manchester de propósito para me fazer uma surpresa, esta foi a única promessa que não fiz ao lado dela e não fazia sentido ela não estar presente.  Por último, mas não menos importante, a todos aqueles que prometeram em simultâneo comigo, que riram, que choraram e reflectiram, não faria sentido sem vocês. Uma geração ponderada, unida e que muitos marcou. Muito grata por aquilo que vivi, pelo percurso que fiz e por quem tive a testemunhar um momento tão sagrado e importante. É só o começo de algo desafiante, porém nada fácil. E estou pronta!


Um pequeno glossário porque quero, mesmo, que compreendam esta publicação e aquilo que vivi:

* Servir é o nosso lema e algo constante. Assemelha-se a "voluntariado" mas é algo permanente, de viver com e para os outros. É estar disposto a abdicar, sacrificar e a ser altruísta. Vivemos em atitude de serviço.
** A Velada D'Armas ou Vigília de Oração é a noite anterior à promessa que busca a reflexão sobre o compromisso que se vai realizar. É inspirado nos rituais medievais em que os cavaleiros passavam uma noite em claro em oração antes de partir para as suas batalhas.
*** um Clã é o conjunto de Caminheiros
****este é um excerto da oração do caminheiro

3 comentários:

  1. Em Maio de 2019 fui às promessas da minha prima que passou para o lenço azul, salvo erro. Adorei o ambiente deles :)

    ResponderEliminar
  2. chorei apenas de ler! que a vida nunca pare <3

    ResponderEliminar
  3. Meu Deus, que texto tão bonito <3.
    Adorava ter entrado nos escuteiros quando era mais nova, as competências de vida que se ganham, as experiências e, sobretudo, todo esse espírito de altruísmo são tão úteis na idade adulta.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar

Obrigada por leres!

 
Designed by Beautifully Chaotic