Após cinco dias que foram um autêntico banho de cultura e de crescimento, chegou a altura de partilhar convosco tudo aquilo que absorvi na Bélgica, um país que nunca tinha pisado. Tive a oportunidade de visitar a capital, Bruxelas, e a pitoresca vila de Bruges. Foi a primeira viagem que organizei e vivi do início ao fim, que envolveu meses e meses a recusar croissants e jantares e foi também a viagem mais calma, descontraída e desafiante que já fiz. Sinto-me muito feliz e realizada com esta viagem, do coração. Posto isto, vamos a algumas curiosidades?
Bruxelas é Capital Quatro Vezes | Aprendi isto no Parlamento Europeu, Bruxelas é a capital da região de Bruxelas, da Flandres, da Bélgica e, também, da Europa! How crazy is that?! Par além disso, é uma cidade que alberga um dos pólos da União Europeia - os outros encontram-se em Estrasburgo e no Luxemburgo - e também a sede da NATO.
Inter-Cidades | Se tens menos de 26 anos pagas cerca de 7€ por qualquer viagem de comboio dentro da Bélgica! Aconselho mil a não se restringirem à capital, nós escolhemos passar um dia em Bruges e adorávamos ter conseguido visitar Antuérpia e Ghent. Aproveitem para visitar mais locais. A partir de Bruxelas conseguem ir de comboio para um infinidade de outras capitais: Amesterdão, Paris, Viena, entre muitos muitos outros! É um bom local para iniciar um Interrail!
Inter-Cidades | Se tens menos de 26 anos pagas cerca de 7€ por qualquer viagem de comboio dentro da Bélgica! Aconselho mil a não se restringirem à capital, nós escolhemos passar um dia em Bruges e adorávamos ter conseguido visitar Antuérpia e Ghent. Aproveitem para visitar mais locais. A partir de Bruxelas conseguem ir de comboio para um infinidade de outras capitais: Amesterdão, Paris, Viena, entre muitos muitos outros! É um bom local para iniciar um Interrail!
Três Línguas | Existem três línguas oficiais no território belga: o francês - em especial na capital - o holandês, principalmente no norte, e o alemão numa pequena região fronteiriça. Na capital, a maioria das indicações estão escritas tanto em francês como em holandês sejam os destinos dos autocarros, os menus dos restaurantes ou até as descrições museológicas. Apesar disso, algumas pessoas falam inglês, especialmente nos sítios mais turísticos. Disseram me que TODA a gente falava inglês lá, o que não verifiquei, é uma questão de ter sorte.
H | Reparei, assim que cheguei, na existência de placas com um "H" vermelho em imensos sítios. Como vi principalmente em edifícios, julguei que fosse o sinal local para "hotel". Esta foi a minha linha de pensamento até ver postes isolados em jardins com esse tal "H". Perguntámos a uma senhora na rua que parou meio mundo e ninguém soube explicar, ou sequer reparara em tal até então. Restou-nos pesquisar o que era este "H". Significa "hydra", ou seja, ponto de água que pode ser usado, às vezes acompanhado por uma torneira ou não o que significa que há água no subsolo. Alguns destes letreiros têm números o que indicia as coordenadas a que esta água se localiza o que facilita o hipotético trabalho dos bombeiros numa hora mais complicada. Para além do "H" vimos também "B" que descodificamos como sendo uma boca de incêndio. Estes estão espalhados por toda a cidade e com certeza que vão reparar
Obsessão Por Urina | Nunca pensei vir a visitar uma cidade com não uma não duas mas sim três estátuas que urinam, sendo o Manneken-Pis o ícone de Bruxelas e até da Bélgica. Para além disto foram vários os sítios públicos onde as pessoas podiam urinar na rua: cabines, recantos para esse efeito, entre outros, tudo identificado. Não adorei este último pormenor, acho pouco ético e higiénico mas só posso mesmo concluir isto, os belgas têm algo com urina e honestamente, não me agrada lá muito.
Paraíso dos Gulosos | O chocolate é a especialidade deste sítio e são milhares as lojas que se encontram por toda a parte, no joke, de todas as formas, feitios, cores e preços. Há para todos os gostos e sempre que entram em lojas, é-vos oferecido um pedacinho para experimentar. Eu não gosto de chocolate, muito menos de chocolate preto, mas o belga foi o único que me deliciou. Para além do chocolate têm as waffles - incríiiiiveis! - as batatas fritas, as cervejas artesanais e os mexilhões. Aqui não se passa fome!
Planície | O ponto mais alto da Bélgica tem cerca de 700m de altitude e toda a cidade de Bruxelas é ultra plana o que facilita a chegada a qualquer sítio, por essa razão só usamos os transportes para ir e voltar do aeroporto e para ir ao ponto de interesse mais longínquo da cidade, regressámos a pé de forma muito tranquila e ainda foram cinco quilómetros. Aquando da nossa ida a Bruges, não visualizamos qualquer elevação, sequer, no horizonte, é um país muito muito plano.
Banda Desenhada | Os belgas são os pais da Banda Desenhada e em especial da personagem TinTim, é quase tão emblemático na Bélgica como o menino que urina. Há pequenas referências em todo o lado, um foguetão da série de BD no aeroporto, murais pintados, milhares de lojas, um museu totalmente dedicado. É giríssimo de ver! Se são fãs, vão se sentir em casa!
Quero tanto ir...! Algo me diz que não irei a tempo de aproveitar o desconto, mas não importa! :b
ResponderEliminarConfesso que não é dos locais que mais me fascina para visitar, porém este post aumentou a minha curiosidade e adorei ficar a saber mais sobre tal :)
ResponderEliminarBeijinho