Light Menções

SEIA, PORTUGAL | Casa de Santa Ana da Beira

   No concelho de Seia mas a meio caminho de Nelas localiza-se Paranhos da Beira, uma aldeia pequena e tranquila onde encontramos a Casa de Santa Ana da Beira, um turismo de habitação que não me deixou indiferente e que está muito bem cotado nas diversas plataformas de marcação e a um preço simpático.

   A Casa de Santa Ana da Beira ofereceu-nos uma noite muito bem passada num ambiente especial e calmo, envolto em requinte e bom gosto, mobília antiga e jardins cuidados. Tem tudo aquilo que possamos pedir e muito mais: piscina, corte de ténis, salão de jogos... é só escolher! Mas aquilo que me fez apaixonar pelo local - para além da beleza em si e da tranquilidade e paz - que são residentes habituais - foi a Dona Laura, toda a história que rodeia o edifício do século XVII e a sua decoração.

   A Dona Laura é a gerente deste turismo de habitação. Gere sozinha uma antiga casa de família que se encontra repleta de histórias e peripécias. É uma casa enorme, belíssima, extremamente bem decorada e arranjada. Cada quarto tem um nome de um familiar e uma história associada, por exemplo, viemos a saber que o Quarto do Tio Luciano pertencia ao dito cujo, que este era o tio solteirão da família, e que detinha um quarto anexo na entrada lateral para não incomodar ninguém quando regressava das suas voltas nocturnas. Quão engraçado é isto?

   Já estava maravilhada  com o ambiente exterior e o sentimento constante de bom acolhimento mas na altura da despedida a Dona Laura deixou-me observar e fotografar a sua parte privada da casa enquanto contava histórias acerca do que observávamos. Penso que ficou encantada por uma jovem como eu se interessar por mobília antiga, mapas, pinturas e loiças. Segundo me contou, a decoração já sofreu várias alterações e é um autêntico puzzle de peças que vieram da sua antiga casa em Lisboa, de casas de outros familiares, da própria Casa de Santa Ana. É o paraíso do requinte e do bom gosto, que casa o antigo e o recente.

   Achei um mimo e fiquei radiante o resto do dia, foi um autêntico privilégio . Observei com carinho a colecção de máquinas fotográficas antigas, de binóculos e de bengalas. "Acho que já percebeste que nesta casa há uma colecção de quase tudo!" -disse-me ela. Esta casa é um autêntico tesouro entre quatro paredes, um casarão de família que pode ter a sua parte de hotel mas ao mesmo tempo tem muita história intrínseca. Recomendo mil, não só pela oportunidade e experiência que tive - acredito que nem toda a gente tenha o privilégio de ver a casa como eu vi - mas também pela hospitalidade, pelo bom gosto de que somos rodeados, pela tranquilidade do local e também pela noite bem passada que tivemos. As viagens não são só as fotografias que tiramos e as paisagens que observamos, as viagens são também quem conhecemos durante o caminho, nunca esquecerei a doçura de pessoa que a Dona Laura é. Pretendo mesmo voltar e recomendo a quem queira passar uns belos dias na Beira ou na Serra da Estrela, mais que aprovado!













1 comentário:

Obrigada por leres!

 
Designed by Beautifully Chaotic