Light Menções

LIVROS | 4 Livros Sobre Feminismo

Todos Devemos Ser Feministas | Uma capa já conhecida com um interior já amplamente divulgado pela internet, este livro da ativista nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie é um ensaio pessoal adaptado de uma conferência TED. Fala-nos do cerne do feminismo, da sua urgência no século XXI e da importância de nos educarmos e educarmos os outros para tal. É um livro com um cunho muito pessoal e que nos fala de uma realidade que não é tanto a nossa. É um livro deveras importante mas muitas vezes não me identifiquei como a audiência da mensagem. Somos ainda presenteados com o conto "Casamenteiros" da mesma autora, que reinforça toda a mensagem introduzida anteriormente.

Um Quarto Só Meu | Mais de cem anos separam o discurso feito por Virginia Woolf na Universidade de Cambridge e a hora em que este livro me veio parar às mãos. Fala-nos da condição da mulher e da condição da mulher enquanto produtora de obra literária, dos constrangimentos sexuais associados à área. Os obstáculos começam no acesso à educação, na liberdade e acesso a meios financeiros chegando até à dificuldade de ter liberdade e espaço para explorar a criatividade. Chamam a esta obra um dos momentos fundadores do feminismo moderno. Uma obra incontornável - mesmo que tenha um raciocínio deveras complicado de seguir na leitura.

Inferior | Li este livro de Angela Saini para um trabalho de Comunicação de Ciência onde a nossa tese era a forma tóxica como a machismo tem minado a ciência e evitado a progressão natural, igualitário e necessário do conhecimento. Fala-nos de como a ciência sempre desvalorizou a mulher e questiona-se sobre a parcialidade científica e os preconceitos inerentes que sempre foram dados como "normais". É um livro abre-olhos, necessário, cheio de provas e evidência que nos impele a uma só coisa: a uma ciência que seja para todos, sem isenções e preconceitos. Que estude e sirva todos, homens e mulheres. De todos os desta lista, foi o meu livro preferido.

Querida Ijeawele - Como Educar Para o Feminismo | Esta é uma carta para uma amiga que perguntou a Chimamanda Ngozi Adichie como deveria educar uma filha para o feminismo. São 15 sugestões entre as quais podemos encontrar "Ensina a tua filha a rejeitar o desejo de agradar" ou "Ensina-a a ler" que pretendem ensinar a pequena filha bebé a ser coerente na sua identidade e a ser independente. É um livro que chama ao desprendimento do outrora. É sobre o que é ser mulher nos dias de hoje e dá-me a esperança nas gerações vindouras, mais informadas, mais independentes, mais livres.

2 comentários:

  1. Ainda não li nenhum deles, mas parecem leituras interessantes.
    Obrigada pela partilha. 😌

    ResponderEliminar

Obrigada por leres!

 
Designed by Beautifully Chaotic