Light Menções

À MESA | Insensato

        Sempre que vou a casa dos meus avós em Tomar gosto de voltar ao centro da cidade e de revisitar as ruelas e todos os locais bonitos que a cidade templária tem para nos oferecer. Fico felicíssima com o crescimento do turismo na região e isso significa sempre novas atrações, novos cafés e novos pontos de interesse à beira do Nabão. No dia da mãe decidimos experimentar o Insensato, um café bem "da moda" muito perto do centro e com um conceito bem giro - é mais que um café, é um café-livraria.

        As bebidas frescas num dia solarengo coabitam com as páginas empilhadas, assim como a simpatia dos funcionários se coajusta com a luz e decoração bonita do espaço. Fomos muito assertivos nas nossas escolhas pós almoço: cafés, limonadas e um capilé para mim - uma bebida feita com xarope de feto, bem doce, leve e fresco. Tudo sem defeitos a apontar. Não provámos nenhuma das iguarias, porém as que passavam por nós tinham muito bom aspeto e percebia-se a preocupação com o uso de alimentos frescos e biológicos.

        Uma das paredes do café enchia-se de livros, tanto para miúdos como para graúdos, das biografias à literatura de viagem. Títulos conhecidos, outros nem tanto, a partir dos 5€ (mas a maioria rondava os 10€). Quando fomos lá, existiam promoções e uma montra de livros dedicados ao dia da mãe. O ambiente enchia-se também da luz que as janelas grandes deixavam passar, dos quadros nas paredes e até na esplanada exterior, dos pequenos detalhes e do aconchego que os tons amadeirados e verdes transmitem. Gosto muito de quando negócios vão além de simplesmente vender, no Insensato podem também participar em workshops, no clube de leitura ou até em semanas temáticas.

        É aquilo que costumo chamar de "café da moda em Lisboa" pelo conceito, decoração, iguarias e também por estar repleto de estrangeiros, não fosse o Insentato mencionado no The Times como um dos 10 locais a visitar em Portugal. Se estiverem por Tomar não se esqueçam de ir ao Convento de Cristo, a Santa Maria dos Olivais e também dar um pulinho ao Insensato, acredito que é um negócio muito interessante e bem conseguido e merece o sucesso.

1 comentário:

Obrigada por leres!

 
Designed by Beautifully Chaotic