Light Menções

ROMA, ITÁLIA | Dia 1: O Panteão, a Fontana e as Igrejas

        O meu roteiro de Roma foi feito com ajuda de um chefe meu que é doutorado em Roma de tantas vezes que já lá esteve! Neste dia visitámos o coração da capital italiana, que é algo que adoro fazer logo no primeiro dia que visito uma cidade. Para fazer este roteiro, somente precisam de ir de transportes até à zona do Coliseu e do Vittorio Emanuele II, de resto, dá para andar a pé o dia todo, para ver muitas coisas brutais e aproveitar o melhor que a cidade tem para oferecer. Começamos?

Igreja Santo Inácio de Loyola

Uma igreja barroca para apreciar cada pormenor. Por fora nem parece mas no seu interior é de cortar a respiração, foi das minha preferidas. Proveniente do século XVII e localizada no Campo Marzio, é dedicada ao fundador da Companhia de Jesus.

Igreja Sant'Andrea della Vale

Aqui, emocionei-me com a beleza. De fachada renascentista mas interior barroco, foi das igrejas mais impressionantes que visitei. Uma cúpula lindíssima e frescos detalhados que nos fazem cair o queixo facilmente

Panteão

Proveniente do século II, outrora um templo  e hoje uma igreja, o Panteão é um dos ex-líbris de Roma. É dos mais antigos e o que mais resistiu aos tempos e que, ainda hoje, é utilizado. Foi um local que atravessou eras, da  medieval até à modernidade, tendo sido palco de inúmeros eventos históricos.  A sua impressionante cúpula não reforçada e o óculo - que aproximava, para os crentes, o céu da terra - são massivos e impressionantes. É uma verdadeira obra de engenharia, que impressiona e que, ainda hoje, inspira muitos. A visita é rápida e gratuita.


Igreja São Luís dos Franceses

Maneirista e do século XVI, é uma igreja construída para a comunidade francesa residente em Roma. As pinturas, o tetos, as capelas e o altar, tudo deslumbrante. Aqui podem ver algumas telas do Caravaggio.


Piazza Navona e Sant'Agnese in Agone

Uma das praças mais célebres de Roma, com um obliquo egípcio no centro e algumas fontes. É um lugar célebre para hotéis e restaurantes, no entanto, não fiquei impressionada. Desta praça têm acesso à Igreja de Sant'Agnese in Agone, com um cúpula esplêndida e que, mesmo sendo pequenina, vale a pena visitar.



Igreja de Santo António dos Portugueses

Dedicada a Santo António de Lisboa e construída a mando de um cardeal português no século XV, é uma igreja que foi erguida e pintada por vários cidadãos lusos da altura. Encontramos referências ao nosso país, desde escudos, a imagens da Rainha Santa Isabel assim bem no meio da imensidão barroca e da talha dourada. Impressionante e belíssima.

Fontana di Trevi

Outro ex-líbris de Roma, a Fontana di Trevi é imensa e um sítio de muitas aglomerações. Mais um vestígio de Roma barroca encomendada a Bernini. É tradição atirar uma moeda à fonte e pedir um desejo - e o dinheiro que é recolhido reverte para projetos de solidariedade. É paragem obrigatória em Roma.

Santa Maria in Trivio

Mesmo ao pé da Fontana, encontram esta igreja pequenina barroca cujo exterior engana. O seu interior é massivo e impressionante, excelente para escapar à confusão do monumento mesmo ali ao lado.

Piazza di Spagna

Outra praça que não me surpreendeu, por alguma razão achei bem diferente de todas as fotografias que já tinha visto. Outro ponto popular, com uma enorme escadaria que dá acesso a uma igreja e algumas fontes. Fica muito próximo da baixa onde se pode encontrar um leque muito variado de lojas




    Roma é imensa e monumental - e os seus monumentos e obras de arte fazem-lhe jus - há muito para descobrir. Este foi o meu roteiro do primeiro dia e foi um excelente pontapé de partida! Foi tudo feito a pé e melhor... nenhum dos itens desta lista é pago, win win

3 comentários:

  1. Vontade de visitar Roma a aumentar ainda mais em 3, 2, 1 já!

    ResponderEliminar
  2. Já te disse que estou a adorar e a odiar acompanhar o teu Erasmus? 😂 Ignorando a inveja, estou babada com as tuas publicações italianas!



    A Sofia World

    ResponderEliminar

Obrigada por leres!

 
Designed by Beautifully Chaotic