Light Menções

SÉRIES | Glória

        Assim que anunciaram a sua estreia, marquei na minha agenda, não podia perder a primeira série portuguesa na Netflix por nada deste mundo. Glória do Ribatejo como pano de fundo, tantos actores do panorama português a contracenar e uma história que dá muito pano para mangas, Glória chegou à plataforma de streaming e, na minha óptica, brilhou.

        É em plena década de 60 que encontramos a RARET, uma estação de retransmissão de sinais de rádio, que transmitia conteúdos americanos para a União Soviética de forma ilegal, ultrapassando o fechamento da cortina de ferro e também ideológico. Tudo isto enquanto que em Portugal se vive numa ditadura, em que os filhos vão para o Ultramar, as mulheres ficam em casa a cuidar do lar e a violência da PIDE é algo comum e que prevalece. Entre tantas personagens revela-se um agente KGB infiltrado na estação. Esta é a história que não só se situa no Estado Novo como na Guerra Fria, que mistura americanos, portugueses e russos num enredo que entusiasma o espectador.


        Uma produção brilhante, atenta ao pormenor, com um fio condutor e um ritmo que cativam e ainda uma fotografia e uma sonoplastia que agarram e fascinam. É preciso estômago para observar a violência machista e a violência do Ultramar mas é preciso também sensibilidade para compreender o seu contexto. Um retrato social muito cru, mesmo sendo ficção, lá tem os seus pontos de verdade. Adoro séries com contexto histórico e garanto que Glória me encheu as medidas.


        Olho para Glória e não tenho certezas sobre se terá sucesso internacional por ser um bocadinho de nicho, a nossa história é imensamente particular e há singelos pormenores, frases e costumes que são tão nossos. Porém, também acredito que, ao público internacional, pode dar um gostinho da particularidade histórica vivenciada em Portugal e também daquele que foi e é o povo português. No entanto, tem sido um sucesso em Portugal e é totalmente merecido. Confesso que fiquei muito confusa com o final da temporada e por isso aguardo ansiosamente a possibilidade de uma nova para fechar pontas soltas e colocar pontos nos i's. Aos meus olhos, sublime e brilhantemente executado.


1 comentário:

Obrigada por leres!

 
Designed by Beautifully Chaotic