Light Menções

LIVROS | A Décima Ilha

        Entre o Arquipélago dos Açores e o estado da Califórnia, chega-nos o livro A Décima Ilha, da autoria de Diana Marcum - uma jornalista norte-americana - que nos leva à profundezas das raízes dos portugueses emigrados no Central Valley, seguindo-os na sua viagem anual de regresso aquela que será sempre casa e que simbolizará eternamente família.

        Diana está numa  crise pessoal e a sua carreira encontra-se estagnada, não se dirigiu ao arquipélago com fins turísticos. Foi sim para compreender este fenómeno de emigração, conhecer a remota pérola do Atlântico, suas gentes e suas histórias. São as aventuras, as aves e os cetáceos, mas também as hortências, as iguarias e as tradições. São os amigos que conhece, os sem nome com quem troca algumas palavras, uma herança enorme que descobre. A história desenrola-se entre a ilha Terceira, São Jorge e a Califórnia, com várias viagens de barco e de avião pelo meio. Fascinou-me especialmente por se passar em alguns locais que já visitei, como as piscinas dos Biscoitos, os impérios de Angra do Heroísmo ou até quando nos comunicou como ocorreu a descoberta do Algar do Carvão - um vulcão visitável por dentro. Marcou-me pelas saudades de um povo da sua terra natal e da sua família, pelas touradas à corda, as festas populares, as cantigas e o mar azul cristalino. 

        É um livro que anda entre o romance, a biografia e a literatura de viagens. Absolutamente leve, com capítulos curtos e concisos que despertou em mim uma saudade imensa deste arquipélago que vejo como tão meu, de tão feliz que lá fui. É um livro acerca de tantas coisas mas é sobretudo sobre a saudade e eu achei delicioso. Agradecimento especial à Sofia pelo gentil presente de um giveaway!

1 comentário:

  1. "É sobretudo sobre a saudade" e há lá coisa mais portuguesa do que essa?

    Fico mesmo contente por teres gostado do livro! 🙏


    A Sofia World

    ResponderEliminar

Obrigada por leres!

 
Designed by Beautifully Chaotic