Light Menções

FACULDADE | Desistir do Erasmus

        A primeira decisão do ano levou a consenso o coração e o cérebro. Escrevi nos objetivos para este ano que gostava de ir de Erasmus dado que é a minha última oportunidade de o fazer. Tinha tudo feito e pronto para ir em fevereiro: tecto garantido, learning agreement completo e assinado por todas as partes, carta de aceitação, grandes poupanças, bolsa Erasmus e decidi desistir, mesmo após todo o stress, corrida burocrática, e-mails e prazos apertados. Como já percebemos, a situação não está boa nem aqui nem em lado nenhum. 

        Estou bem sem as festas e os convívios - embora adorasse vivê-los - mas custava-me ir para longe e não conseguir, sequer, viajar ou estudar em condições - que para mim era fulcral. Quando me inscrevi em fevereiro do ano passado e vi o mundo fechar portas ainda tive uma réstia de esperança e foi aí que me agarrei todos os dias durante o último ano: à espera de dias melhores, à sede de aventura, à vontade de conquistar um sonho de vida. Porque tenho o dom ou defeito de acreditar até ao fim. E mantive-me firme, principalmente  porque sabia que a qualquer momento podia desistir, até já estando lá fora, até não conseguir mais. Havia algo inexplicável que me fazia sentir que esta era a minha altura de ir como a coincidência de o meu aniversario ser o último dia do segundo semestre lá e ainda a noite da maior festa da cidade, o Santo António.

        Os sucessivos lockdowns, a certeza de que as aulas serão online e os limites às viagens fora da região, somando às crises de ansiedade que este processo me deu nos últimos tempos deram-me a certeza que se é para viver assim mais vale ficar perto dos meus e poupar o meu dinheiro e a minha saúde mental. Quero que seja o ano de bater asas e voar mas há que saber quando o fazer, é esperar melhores ventos. Espero um dia poder chamar casa a Pádua. Stay safe!




5 comentários:

  1. Compreendo o quanto custa prescindir de um sonho desses! Também eu tive de desistir do sonho Erasmus, depois de todo o tempo investido entre papeladas, secretarias e tentativas de estabelecer pontes entre universidades. Não há nada que possamos dizer que console mas acho que foste sensata e tenho a certeza de que poderás viver uma experiência 'abroad' no futuro - mesmo que não seja a mesma coisa que um Erasmus. No ano passado, algumas pessoas que conheço de Erasmus ficaram retidas nas suas residências por causa do COVID, sem perspetivas de regresso. É um tormento e uma incerteza que também não vale a pena sofrer. Um abracinho!

    ResponderEliminar
  2. Acredito que não foi uma decisão fácil, mas acredito que a tua oportunidade vai chegar..talvez não era o momento certo e ele está ai ao virar da esquina! <3

    Blog: https://blogandorinhaazul.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. É de facto uma pena estares a perder esta experiência pela situação atual, mas compreendo perfeitamente a tua decisão e acho que foi acertada. Outras oportunidades virão :)
    Beijinhos, Six Miles Deep

    ResponderEliminar
  4. É como disseste, é melhor esperar por melhores ventos para que o voo seja proveitoso. Tudo tem um tempo e tu vais ter a tua oportunidade, mais cedo ou mais tarde. *-*

    ResponderEliminar
  5. Acredito que tenha custado imenso Leonor, mas admiro-te por teres tomado uma decisão consciente. Não sei se estás a pensar fazer mestrado, mas, se for o caso, normalmente há também oportunidade de fazer erasmus nessa altura, e let's hope que nesse momento já seja possível.
    Tenho a certeza que irás fazer do teu semestre o melhor na mesma! Boa sorte

    ResponderEliminar

Obrigada por leres!

 
Designed by Beautifully Chaotic