Light Menções

FACULDADE | 1º Semestre do 2º Ano

         Um pequenino disclaimer inicial: no meu curso as cadeiras só são estanques no primeiro ano. No segundo e no terceiro cada um faz o seu horário e pode inserir cadeiras de vários anos, vertentes, especialidades e até de outros cursos, por isso, será rara a pessoa que fará as mesmas cadeiras que eu no primeiro semestre do segundo ano dado que temos imensa liberdade de escolha do nosso horário. Este foi um semestre híbrido - meio online, meio presencial com grupos rotativos - e tenho de dizer que adorei. Nunca geri tão bem o meu estudo e o meu descanso como neste semestre e sempre me senti muito segura! Vamos lá às cadeiras que fiz neste primeiro semestre do segundo ano da licenciatura em Ciências da Comunicação - que já vai a meio..!

Sociologia da Comunicação | O derradeiro cadeirão do curso, apesar de todo o medo e apreensão revelou-se uma das minhas cadeiras preferidas. É duro e exige muito trabalho autónomo, seja de estudo ou de leituras obrigatórias, mas a matéria é brutal, o professor explica-se bem e esclarece todas as dúvidas. Creio que a maior dificuldade é acompanhar as aulas - doía-me os dedos de tanto escrever no fim de todas as aulas - e acompanhar as leituras obrigatórias - chegou a existir uma semana em que tinha quatrocentas páginas para ler para a aula seguinte. Falamos de formas de sociabilidade moderna, das multidões que a dada altura da história passam a públicos e que, mais recentemente, se tornam em massas. Falamos da função política do espaço público, dos efeitos que os media têm em nós - será manipulação ou influencia? Fomos a fundo à formação da opinião pública e à sua manipulação para fins estratégicos, o espaço público e o privado, a sua separação e o seu entrosamento..! Enfim, a matéria é extensa e profunda mas adorei estudar tudo aquilo que demos e deu-me uma perspetiva brutal dos media e do mundo em que vivemos!

Teorias do Drama e do Espetáculo | Uma UC virada para as artes do espetáculo e que fala sobre isso mesmo, é teoria daquilo que se passa em cena. Baseia-se no livro Drama e Comunicação e a avaliação é feita através de uma frequência com consulta e da dinamização de uma curta metragem orientada por um tema comum. Não adorei a matéria, porém gostei muito de construir a nossa curta-metragem, o único senão foi os jurados não terem percebido, nem lido, nada acerca das curtas o que foi deveras enfadonho para nós, que trabalhámos imenso para tal. Resta-nos o mérito de grupo e a sensação de trabalho bem feito. Não adorei a UC e acredito que poderia estar melhor organizada numa série de níveis.

Media Interativos | A cadeira do coração, onde quatro horas seguidas nem custam. Uma professora jovem que nos disse logo "aqui não há bibliografias", falámos e discutimos variados temas como os influencers, o storytelling, o futuro enquadrado na tecnologia. Foi uma cadeira onde nunca tirei apontamentos, baseava-se em observar e refletir. Algo que adorei foi que todas as aulas eram avaliadas e nunca levávamos trabalho para casa, era tudo realizado em tempo de aula. Em cada sessão havia um tema e, em grupo, tínhamos de apresentar uma reflexão final (vantagens e desvantagens de x, qual será o futuro de y, o que é um influencer), e existiu ainda uma avaliação final sobre o tema que nós quiséssemos - cujo trabalho também é feito em tempo de aula. Escolhemos o white savior complex como tema mas vi vários trabalhos sobre os anonymous, a Cristina Ferreira, as Just Girls e até sobre memes. Vale tudo, desde que seja dentro dos temas falados em aula. Adorei, de coração, esta Unidade Curricular, as notas foram incríveis e, se pudesse, faria de novo.

Discurso dos Media | O nome não engana, uma cadeira onde falamos e analisamos os mais variados discursos, desde a música ao político, passando pelo do ódio, dos filmes, da pinturas, da fotografia.. se virmos bem, tudo tem o seu discurso! Analisámos técnicas, compreendemos objetivos e o poder  e as mensagens intrínsecas, compreendemos gafes e aquilo que deve ou não estar inserido no discurso. Era uma aula a que adorava ir, ultra agradável e cheia de exemplos práticos. Vimos Game of Thrones, ouvimos Deolinda, José Mário Branco e Eminem. Analisámos entrevistas do Alberto João Jardim, da Greta e do Donald Trump. A avaliação foi realizada através de um trabalho - onde analisei um discurso do filme Dois Papas - e ainda uma frequência. Gostei imenso desta UC e sinto que futuramente me será imensamente útil.

Filmologia | Imaginem cinema mas teórico.. é mais ou menos isso. Falamos de conceitos estruturais, técnicas, géneros, experiência e também de história do cinema. Abordámos ainda as escolas de cinema, as vanguardas e observamos sempre sequências exemplificativas de filmes. Não adorei, dado que não sou a maior fã de cinema, nem sequer é a área que quero seguir, para mim foi muito abstrato e.. estranho mas surpreendentemente, e ainda não sei bem como, foi uma das melhores notas que tive!

3 comentários:

  1. Todas as cadeiras são ao lado daquilo que estudo mas parecem mega interessantes! Conta-me, o que te levou a escolher essas cadeiras e não outras visto que tens a opção de fazer o teu horário?

    Blog:https://blogandorinhaazul.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu posso escolher as cadeiras que quero fazer mas tenho de fazer as 20 cadeiras obrigatórias listadas, todas as que fiz este semestre, excepto media interativos, foram obrigatórias! Faço o meu horário na medida em que concilio cadeira obrigatórias e opcionais de vários anos consoante aquilo que quero aprender! :)

      Eliminar
  2. Fiquei com tanta vontade de ter Teorias do Drama e do Espetáculo e Media Interativos. Fico super feliz que tenhas cadeiras diferentes e que estejas a gostar. Acho mesmo que todas as universidades deviam apostar mais neste tipo de currículos, que nos deixam ser mais livres.
    Obrigada por fazeres estas partilhas! :)

    ResponderEliminar

Obrigada por leres!

 
Designed by Beautifully Chaotic