Light Menções

FACULDADE | O Fado Que Nos Resta - a Curta Metragem

         Todos os anos ocorre a mesma correria contra o tempo para produzir este trabalho académico que consiste numa curta metragem para uma cadeira de segundo ano que tem tudo a ver com drama e espetáculo, no ano passado os nossos mais velhos fizeram de nós cobaias e assistentes, este ano foi a nossa vez de coordenar. O tema de partida era "A Amália e os Media"  - para assinalar os 100 anos de Amália. O resto era trabalho nosso. 

        Entre obras, cartões com as gravações mais importantes que deixaram de funcionar, emergências familiares, pequenos acidentes e uma imensa loucura, apresentamos uma curta-metragem ultra amadora onde pegamos num fado de Amália "Cuidei que tinha Morrido" e o personificamos. Pretende ser uma crítica àquilo que o fado se tornou, deixando de ser das minorias, dos marginais, das prostitutas para passar a ser das massas, dos estrangeiros. História esta que após uma deambulação deste Fado por uma Lisboa descaraterizada e, apercebendo-se da sua desvirtuação, se encontra com Amália em espírito e discutem sobre a sua criação - à la Ricardo Reis. É uma história de dor, de mágoa, obviamente zero real mas que nos deu imenso gozo em construir. É uma história com muitos simbolismos intrínsecos e com uma storyline brutal. 

        O resultado final superou as nossas expectativas - apesar dos imensos erros -, aprendi imenso sobre este mundo, já tinha gravado e editado coisas mais descontraídas mas nada com guião, personagens, figurinos, takes, cenas, acessórios, falas a sério. Só me fez valorizar ainda mais a arte que é o cinema, cada segundo pode demorar horas a gravar, é duro, porém, deslumbrante. Um autêntico desafio quanto a um tema ambíguo e perante uma pandemia mundial, para vós, O Fado que nos Resta.


Deixa-vos algumas curtas de colegas meus que adorei: Tempo das Cerejas ; Impasse

2 comentários:

  1. Já tive oportunidade de ver e achei a vossa narrativa original. Uma conversa entre o Fado do passado e o do presente que, embora facilmente se possam afastar pelas diferenças, também têm muito para se encontrar com o que aprenderam em caminhos distintos. Não duvido que este tenha sido um projeto desafiante para todos vós e que aprenderam muito pelo caminho. Gostei de te ver num registo tão multimedia!! :D

    ResponderEliminar
  2. Estão todas fantásticas! Parabéns a todos!

    ResponderEliminar

Obrigada por leres!

 
Designed by Beautifully Chaotic