Light Menções

FILMES | The Social Dilemma

O tão badalado documentário Netflix, The Social Dilemma foi recomendado por diversas pessoas que sigo nas mais variadas redes sociais e, depois de me aperceber que havia quem fizesse resets ao telemóvel, desligasse as notificações ou até que apagasse contas nas redes sociais, eu tive de satisfazer a minha sede de curiosidade por este documentário, o que é que fez com que as pessoas se desligassem dos seus dispositivos? Mesmo com "algum receio" - não vos sei explicar qual o receio nem porquê, mesmo sentindo-o - vi o documentário e recomendo a toda agente que usa redes sociais e a internet em geral on a daily basis, até vou fazer com que os meus pais vejam!

Não é novidade para ninguém que as redes sociais colectam os nossos dados de modo a sugerirem-nos conteúdo que, segundo o algoritmo, mais se enquadram connosco, sejam tweets engraçados, um vestido bonito ou até um restaurante para experimentar. Como podemos ver no documentário, torná-mo-nos no próprio produto para empresas que lucram executando manipulação comportamental. Isto já acontece há anos mas cada vez mais se torna exponencial, doentio e perigoso. As redes sociais deixaram de ser uma ferramenta que nos auxilia para ser um vício manipulador involuntário. Tornaram-se numa droga muitas vezes propagandista e até comportamental que tem tido efeitos directos tanto na saúde mental dos utilizadores como na própria democracia. A redes tornaram-se num modelo de negócio que preza pela ignorância e que alimenta a polarização social, é-nos dado exemplos como as teorias da conspiração dos terra planistas ou até de todas as teorias da conspiração sobre a pandemia que hoje presenciamos. Esta permanente vigilância tem criado uma crise na confiança e diria até, na vida de todos nós. As redes tornaram-se num mercado algorítmico que tem enfraquecido a democracia e limitado a nossa liberdade, como podemos observar na política mundial (e local também), no populismo e até nas fake news, sendo os produtos mais brutos e acessíveis daquilo que se acontece mesmo à nossa frente.

O documentário é uma bomba de informação que acredito que sempre tivemos à disposição mas que optámos por ignorar - porque é incrivelmente confortável viver na ignorância. Somos brindados com vários especialistas, estudiosos e trabalhadores - do senhor que fundou o Pinterest ao que criou o botão do Like - que nos falam sobre o tema e ainda com sketches encenados sobre o assunto presente. É fluído mas extremamente rico em informação. Relembra-nos a importância do fact check, de verificar as fontes, de não nos sucumbir-mos à nossa própria bolha mas sim abrir-mos o nosso leque de follow às opiniões contrárias para treinar o nosso sentido crítico e não acreditarmos que temos sempre razão, somente porque o algoritmo faz com que pareça que toda a gente à nossa volta concorda connosco.

Data science é complexa e é algo que gostava imenso de aprofundar o meu conhecimento e, também, de estudar mais sobre. Tive algumas luzes acerca do assunto das redes, panóptico e vigilância permanente na faculdade e, por essa razão, a minha professora não detinha nenhuma rede social e era ultra cuidadosa com o que usava. Também os oradores do documentário revelam que foram armadilhados pelos próprios algoritmos que criaram e que não deixam os filhos usarem redes sociais, é preocupante. Não sairei das redes sociais mas pretendo desligar-me mais, ficar somente com as notificações realmente necessárias, ser mais crítica e cuidadosa com aquilo que o algoritmo planeia para mim e ainda fazer o possível por uma maior regulamentação nesta selva mercantil que se tornaram as redes sociais e a internet, que tanto pode ser incrívelmente deslumbrante e um motor para grandes oportunidade, como catastrófica. The Social Dilemma, para ver até ao fim dos créditos.





1 comentário:

  1. Estou muito curiosa para ver esse documentário, sinto que vai ser um grande abre-olhos! Concordo absolutamente com tudo o que disseste, as redes sociais têm se tornado mesmo uma ferramenta de manipulação comportamental e limitado muito a nossa liberdade, vivemos um clima de desconfiança assustador!
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar

Obrigada por leres!

 
Designed by Beautifully Chaotic