Light Menções

YOURS, NÔ | Bullet Journal FAQ + Spread

Todos os anos costumo mostrar aqui no blogue o meu bullet journal e este ano, mais do que mostrar, gostaria de responder a questões que me fazem algumas vezes e outras que acredito que podem achar úteis, seja pela curiosidade ou pela necessidade. O bullet journal faz parte da minha vida desde 2014 e tem sido fulcral para conservar e exercitar o meu lado mais criativo enquanto me incentivo a mim mesma a ser organizada e a moldar o meu dia-a-dia. Confesso que na primeira metade de 2020 pura e simplesmente não lhe dei tanto uso e até evitei abrir o meu bullet como mecanismo de defesa por me recordar de todos os sonhos que ficaram por cumprir e por todas as coisas incríveis que a situação actual me impediu de viver. De qualquer modo, penso que criei um caderno muito bonito, essencial no meu dia-a-dia e que transpira memórias bonitas Já sabem, qualquer dúvida, responderei no vosso comentário!

O que é um bullet journal?

Tirando as definições comuns e as formalidades, para mim o bullet journal é uma agenda feita de raiz por mim. Começo com um caderno em branco e começo a criar. Mas pode ser tudo  aquilo que eu quiser. Gosto muito de fazer colagens com pequenas coisas do meu dia-a-dia, com fotografias ou pequenas recordações de viagem, gosto de desenhar ou simplesmente de escrever. É multi funções, pode ser um caderno de apontamentos, uma to-do list, um scrapbook, um sketchbook, o que quiserem!  Tudo em um. O mais incrível é mesmo não haver regras, um bullet journal é aquilo que tu fizeres dele!


Qual é o bullet journal que utilizas? 

Utilizo o Leuchtturm1917 há quatro anos e gosto muito mesmo. A qualidade é extraordinária e tem tudo o que preciso: capa dura para aguentar um quotidiano atribulado, marcadores de página para não me perder, pontinhos em vez de linhas e quadradinhos, a gramagem certa para poder pintar. São caros mas valem cada cêntimo, na minha opinião. Este ano escolhi este amarelo-limão belíssimo. É algo que uso todos os dias e preciso que a minha agenda esteja à altura da aventura. Há opções semelhantes mais em conta na Tiger mas, no fundo, qualquer caderno serve.


Que materiais usas no teu bullet journal?

Por norma utilizo uma caneta preta de gel, aquela básica da uniball em basicamente tudo. Gosto muito de usar a 0.5 e da 0.05 da Pin Uniball para detalhes. De resto utilizo aguarelas em pastilhas Van Gogh - que são incríveis pois, se uma cor acabar, não tens de comprar a paleta toda novamente, somente a cor em questão! - e um pincel com depósito. Utilizo também washitapes várias, sublinhadores de cor pastel e material comum como régua, cola e tesoura.


Como é que, de facto, te organizas com ele?

Há duas partes muito muito importantes para mim: o calendário anual e a parte mensal. O primeiro é só um calendário dos doze meses seguintes em duas páginas que me ajudam a ter uma visão global do meu ano, é aqui que marco todos os compromissos, dos espectáculos aos acampamentos, passando pelas frequências e apresentações. A parte mensal é mais trabalhosa, mas nada difícil! Em cada página escrevo uma semana dividida pelos dias e em cada dia coloco os afazeres desse dia, seja ler um documento, fazer parte de um trabalho ou simplesmente marcar uma consulta. Recapitulando, visão anual para compromissos/eventos e visão mensal/semanal para afazeres. Esta última inseri no meu método este ano e gostei muito! Podem ver ambos os métodos nas fotografias em baixo.


Como é que não desmotivas?

Simples, sendo o único método de organização que uso, se não o mantiver organizado e alinhado, a minha vida fica um caos. Há alturas em que dou menos uso mas nunca largo por completo e é o meu companheiro. Outro método é levá-lo para todo o lado (salvo seja!) e adquirir uma certa rotina de o abrir e ver o que há para fazer, costumo fazê-lo na primeira aula do dia, por exemplo!


"Oh Leonor, mas eu não tenho jeito nenhum para isso!"

Eu também não tinha e, muitas vezes, também não tenho. É uma questão de praticar de tentar muito e de errar muito pelo meio. No entanto, para ter um bullet journal não é preciso ter jeito para nada, mesmo, desde que se saibam organizar. Um bullet não requer obrigatoriamente desenhos minucioso nem que sejam o Monet. Há setups tão simples, minimalistas e fáceis de fazer! Acredito que todos conseguem fazer um bullet journal, mais ou menos colorido e decorado, mas sempre à imagem de si mesmo.


Espero que tenha sido útil!

2 comentários:

  1. A minha agenda acabou agora em setembro (era escolar) e estou à espera de comprar uma anual (identifico-me muito mais com o formato escolar, para mim o ano começa em setembro mesmo que já trabalhe xD), mas ultimamente as que tenho encontrado são tão infantis que vou ter que ir mesmo para uma anual. Anyway, no meio deste drama todo xD, estou sem agenda até 2021, pelo que ou não tenho agenda (o que para mim é impensável) ou me rendo finalmente ao bullet journal. A minha hesitação é que nunca tive muito jeito para as artes e não tenho uma caligrafia bonita, mas ao ler os teus posts, apetece-me ter um. Não vai ser tão bonito como os teus, de certeza, mas que se lixe, também quero explorar o meu lado criativo <3.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  2. Adoro bujos, não há melhor maneira de personalizar a nossa agenda, tenhamos ou não jeito para a coisa

    ResponderEliminar

Obrigada por leres!

 
Designed by Beautifully Chaotic