Light Menções

PICO, AÇORES | Ascender ao Cume do Pico

Dentro de nada faz dois anos que ascendi ao topo de Portugal, à Montanha Solitária, aos 2351m do Pico e, hoje, venho partilhar convosco a minha experiências e dicas importantes para realizar esta escalada a este cume. Sinto que o trekking e o montanhismo são temas tão pouco explorados na blogosfera que sinto que é meu dever partilhar convosco esta pequena paixão e a minha consequente experiência. Estive nos Açores em 2012 - onde não consegui subir e cuja história fica para outra altura - e em 2018 no âmbito de um acampamento de duas semanas onde percorremos quatro ilhas e vivemos intensamente aquilo que o arquipélago nos tem para oferecer, incluindo alcançar este cume.

Para subirem, primeiramente, têm de ir ter à Casa da Montanha, já com inscrição prévia feita online, dar os vossos dados, receber um GPS que levam na mochila para qualquer caso de acidente e pode-vos ser atribuído um guia (que recomendo vivamente) ou podem fazer o percurso por vossa conta. A subida inicia-se por uma escadaria no interior da Casa da Montanha e todo o percurso está marcado com vinte e sete placas. Não saiam do trilho, a montanha é absurdamente perigosa se fugirem às regras estipuladas. Nós começamos a nossa subida por volta das 6h e foi maravilhoso dado que não apanhamos calor e ainda pudemos assistir ao nascer do sol com vista privilegiada. A descer chegámos as 15h à Casa da Montanha, tanto a descida como a subida demoraram em torno de três horas. Aproveitem o tempo lá em cima, são memórias para a vida, deslumbrem-se com a  imponência do piquinho, a imensidão da cratera, a magnificência do vulcão e das fumarolas activas. De cortar a respiração.



Treinar | Por favor não vão para um desafio imenso a nível físico sem conhecerem os vossos limites e sem se porem à prova, tanto em termos de montanhismo como de andar durante muito tempo. Aconselho a que se testem numa montanha perto de vós. Para mim as subidas que mais me marcaram e que, de certa forma facilitaram este desafio, foram subir à Arrábida, à Serra do Açor e dias antes fazer o trilho da Lagoa do Fogo (que considerei muito mais difícil que subir ao Pico). Conheçam as vossas mazelas e os vossos limites e, sobretudo, preparem-se.

O Que levar | Uma mochila confortável para caminhar - idealmente com suporte nas ancas - e no seu interior levem comida suficiente para o tempo que calculam estar na montanha mais alguns snacks de emergência. Levem uma boa quantidade de água e recordem-se que na montanha não há pontos de água, por isso giram-na e racionem-na. Aconselho a que levem - no caso de subirem em época quente - uma t-shirt, uma sweatshirt e um impermeável/corta-vento. Subi num dia de imenso calor e usei tudo. Levem chapéu e ainda algo para fotografar, de preferência uma câmara leve ou um telemóvel. Dispensem objectos de grande valor.

O que Vestir? | Eu fui fardada de escuteira, ou seja de t-shirt, calções compridos e meias até ao joelhos mas consigo dizer-vos que devem levar à mesma. Antes de mais, roupa interior confortável e respirável, roupa desportiva, confortável e elástica porém resistente e ainda agasalhos, uma camisola mais grossa e um corta-vento. Lá em cima faz imenso frio e, consequentemente, vento. Equacionem consoante a altura do ano. Para além disso, levem botas de montanha, não levem ténis já que estes facilitam as entorses e, por favor, não levem calçado novo. As botas devem ser bem usadas antes, tornando-as mais maleáveis e confortáveis, calçado novo é muito mais propício a causar lesões. Para além disso, levem mais do que um par de meias calçado, que previne o aparecimento e o desconforto das bolhas, e tenham preferência pelo 100% algodão. Aconselho também um bufo multifunções, que pode proteger o pescoço e a cara mas também adaptar-se para ser um gorro ou uma fita de cabelo. Cuidado com todas as zonas do corpo que possam causar assaduras.




Planeiem o Vosso Descanso | Recomendo muito que o dia antes seja um dia mais light sem grande esforço físico e que tenham uma excelente noite de sono para atacarem a montanha com tudo o que têm. Quando voltarem da vossa subida vão também precisar de descansar. Eu voltei absolutamente desfeita sobretudo devido aos joelhos e aos pés - e a todas as bolhas que desenvolvi - e o descanso no dia seguinte e no próprio dia foi fulcral.

Conversem com os Guias | Das experiências mais enriquicedoras foi ter travado belíssimas conversações com quem faz da montanha do Pico a sua vida. Desde curiosidades, a histórias a peripécias que só eles sabem, são poços de conhecimento e de paixão pela montanha. No fundo, o trabalho deles é subir ao topo de Portugal mais que uma vez por dia, um emprego incomum, porém muito desafiante. Com eles aprendi os nomes originais de todas as ilhas, ouvi histórias sobre salvamentos e embolias - por favor não façam mergulho antes e depois de subirem a esta altitude. Ninguém conhece a montanha melhor que eles.



Quem Manda é a Montanha | É a montanha que decide se sobem ou não lá a cima, depende muito das condições meteorológicas que são imensamente mutáveis. Houve quem subisse a metade e tivesse de descer por ser impossível continuar em segurança. E para além disto, a ascensão ao topo de Portugal tem duas fases: a subida e a descida. Só se dá a montanha como conquistada como chegamos cá a baixo em segurança.

Por fim, quero deixar uma nota importantíssima: na montanha - e na natureza em geral - somente se deixam pegadas e tudo o que se tira são fotografias, memórias e vivências. Levem TODO o vosso lixo para baixo e contribuam para a conservação desta dádiva. Pretendo voltar um dia e, de preferência, que consiga acampar na cratera. Acabo, então, a descrição de uma das experiências mais incríveis e fascinantes da minha curta existência com uma citação do alpinista João Garcia "(...) a recompensa é mais do que justa. Se é verdade que o Pico é visível de quase todos os pontos das três ilhas, imagine-se a vista lá de cima."

1 comentário:

  1. Quero muito visitar os Açores e subir o Pico está na minha lista. Obrigada pelas dicas!

    Blog: https://blogandorinhaazul.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Obrigada por leres!

 
Designed by Beautifully Chaotic