A Fabulosa Aventura de André Cocó foi um livro escrito pelo humorista Diogo Batáguas e ilustrado pelo Nurb que nos conta de uma forma soft e embonecada o populismo, o percurso e os objectivos do líder e deputado do partido Chega com base em factos reais. À primeira vista parece um livro infantil mas garanto que não é dirigido aos mais novos mas sim a nós, cidadãos mais velhos que participam na democracia. Não esperem algo politicamente correcto.
Este pequeno livro - que demorei cerca de meia hora a ler por inteiro - é um brinde ao humor e à liberdade de expressão sobre uma das maiores ameaças dos dias de hoje: a crescente normalização da extrema direita no mundo que se encontra cada vez mais perto de nós. É um alerta cómico sobre se queremos propagar o mau cheiro, como o André Cocó e os seus seguidores, ou se queremos um mundo que cheire bem e que seja feito de respeito, paz e amor. É um livro sem conclusão escrita, onde o autor refere que somos nós que construímos o final desta história. É um livro cheio de pormenores deliciosos que me fizeram rir à gargalhada, exemplifico com as recomendações na contracapa "escritas" por seres como Adolf Cocó, Donald Cocó e Jair Cocó, genial.
Este livro trata de forma leviana uma das personagens da actualidade política que mais abomino, de forma cómica e com ilustrações absolutamente extraordinárias, não é, de todo, um livro infantil! Não é das obras literárias que costumo consumir mas quis muito adquiri-la por tudo aquilo que representa. Tanto o Diogo como o Nurb estão de parabéns por todo o trabalho, cujo valor reverte para o Banco Alimentar Contra a Fome, podem inclusive ouvir o humorista a ler a obra na íntegra aqui!
Este livro é uma pérola que todos deviam ler (e ver o vídeo)
ResponderEliminar