Light Menções

YOURS, NÔ | 19 Anos, 19 Lições

   Celebrei os meus dezanove anos há dois dias, porém, não consegui concluir esta publicação a tempo. No entanto, queria mesmo realizá-la como retrospectiva de uma vida tão curta, porém tão cheia, tão grata e tão incrível através de 19 lições que estes 19 incríveis anos me trouxeram!

1. Se tiveres medo de ir, vai com medo, mas vai | E este é um pensamento para os próximos tempos. Sofro por antecipação, tenho medo, tenho receio mas forço-me a ir de qualquer maneira, o crescimento não acontece na zona de conforto, há que enfrentar aquilo que nos assusta.

2. Nunca é um mau momento para um elogio | Valorizo muito os elogios espontâneos e a gentileza que não detém um único pingo de maldade. Gosto de valorizar as pequenas coisas das minhas pessoas, estar atenta e saber como expressar alguma admiração, seja por um conjunto belíssimo, por um argumento bem estruturado numa discussão, qualquer coisa é passível de elogiar! E não forma mais bonita de alegrar o dia a alguém!

3. Há pessoas genuinamente más e execráveis, foca-te naquelas que te ajudam a crescer e que se preocupam contigo | Já encontrei muito más pessoas no meu caminho, e sei que encontrarei muitas mais. Por isso, reflicto que é importante focarmo-nos no bom da vida, seja nas pessoas, nos momentos, nas acções e não nos deixar abafar pela toxicidade e escuridão. 

4. Dar na cabeça não significa que não gostes do outro, significa que te preocupas com o seu crescimento | Dou com frequência na cabeça às minhas pessoas próximas, assim como também aplaudo as suas boas vitórias. Agradeço que, quando ajo erradamente me chamem à atenção e, por isso, tento fazer o mesmo com as minhas pessoas. Não nascemos ensinados e acredito que se um amigo não me corrigir em algo que faço mal, aos olhos dele, este não se preocupa realmente comigo. Já levei valente raspanetes de amigos, e ainda bem.

5. A organização, o foco e o trabalho são a chave para qualquer sucesso, assim como estabelecer objectivos e orientar-nos por eles | Não consigo não ter objectivos, simplesmente para mim não dá. E, de modo a concretizá-los apercebi-me que a melhor forma é o foco e o trabalho, que custa, que dói, que cansa, mas havemos de lá chegar. Esta foi uma lição que retirei do meu ensino secundário, foram três anos de dedicação e quando achava que não conseguia entrar no curso que tinha dado como objectivo, consegui, por uma décima, mas consegui!

6. Não tens de ter medo de ter opiniões vincadas | Há assuntos que não se discutem e não tenho de ter medo de expressar algo em que acredito com tudo aquilo que sou. Tenho algumas opiniões muito fortalecidas e vincadas, porém não as dou como garantidas. É ok mudar de opinião e de perspectiva, é assim que crescemos.

7. Há tempo para tudo | A minha maior luta.. estar em todo o lado, fazer tudo e fazer bem. Desde miúda que sou um autêntico canivete suíço, estou metida em mil projectos, faço mil papéis e consigo dedicar-me a todos. Acredito e aprendi que temos tempo para tudo, porém isto exige organização e sacrifício.

8. Informação e conhecimento são um privilégio | E são uma forma não monetária de capital, o acesso que temos à educação e a fontes fidedignas de informação são um privilégio e estar informado é algo extraordinário, não o podemos dar como garantido. Sinto-me muito grata por poder estudar e por ter conhecimento à distância de um clique.

9. Não gosto de liderar mas se for preciso, eu sei fazê-lo | Detesto estar sob a luz do holofote e de dar a cara, porém gosto de ser estratega, solucionista e de deter a confiança dos outros. Aprendi que, mesmo detestando e achando que não tenho aptidão natural de líder, sei sê-lo se, por alguma razão, for necessário.  

10. Não há nada que eu condene mais do que ignorância, desigualdade e desrespeito | Sobre o paradoxo da tolerância, tolero tudo, porém não me digno a tolerar a intolerância. Não sei lidar com situações de injustiça, de desigualdade ou de desrespeito, seja com quem for. Deixa-me nervosa e não se enquadra nos meus valores.

11. Se tens o poder de seguir quem queres, segue quem te acrescente algo | Ensinamento fortalecido pela incrível Inês Mota. Se não gostamos de ver algo ou de certos comentário e opiniões, não temos de seguir a pessoa em questão. Adoptei a norma de seguir somente quem conheço e gosto, quem me inspira ou a quem sou especial apreciadora do trabalho. O botão de unfollow serve para algo e a internet é incrível para procurar-mos perfis que promovam a nossa felicidade e crescimento pessoal, para quê seguir algo que nos reduz, que nos chateia e que nos magoa? Não faz sentido.

12. Gosto, cada vez mais, de ser fotografada | Sempre andei por detrás das câmeras, e continuo a fazê-lo, porém tenho-me sentido cada vez mais à vontade para explorar poses novas, cenários diversificados e novas técnicas, e é tão bom sentirmo-nos belíssimas em fotografia! Nunca pensei perder a vergonha e correr para a frente da lente, gosto tanto como se estivesse por detrás dela a ajustar as definições!

13. Por muito escuro que seja o túnel, haverá sempre luz ao fundo | Ensinamento para levar para toda a vida. Há sempre saída, há sempre forma de alcançar a claridade, por muito difícil que seja e por muito impossível que pareça.

14. Agradece sempre que alguém te corrige | Sinto que as correcções são muitas vezes levadas como algo superior, desagradável. Aprendi a respeitar as correcções que me fazem e a agradecê-las, por muito mal intencionadas e maliciosas que sejam. Agradeço por, educada ou mal educadamente, estarem a contribuir para o meu crescimento de alguma forma.

15. A arrumação do meu quarto é a analogia perfeita para a minha cabeça | Sou uma pessoa naturalmente desarrumada - o que não implica desorganização - mas estou a tentar combater isto. Descobri nos últimos tempos que o meu quarto costuma estar sempre de acordo com a minha cabeça. Se eu própria estiver um caos, o ambiente ao meu redor vai estar semelhante, se me sentir plena e calma, o meu ambiente estará igual.

16. Responde com amor | Ao que quer que seja, a quem seja - há excepções, claro. Por muito mal educados que sejam, não sejas igual, sê melhor, sê exemplo.

17. Não há restaurante que iguale a comida da mãe | Deixei de adorar ir a restaurantes. Claro que não se diz que não a um bom sushi, por exemplo, no entanto, prefiro SEMPRE comer em casa. Adoro a maneira de cozinhar da minha mãe e não há restaurante nenhum que se assemelhe a tamanho requinte.

18. "Se não tiver amor, nada sou" 1Coríntios 13:2 | Sim, é um versículo bíblico, mas penso que diz tudo, mesmo para os mais cépticos. Tornou-se uma das minhas máximas e um grande ensinamento para mim nos últimos tempos.

19. Gosto muito de mim | O amor próprio é um caminho sinuoso, porém é um caminho muito bonito de auto-conhecimento. Tem sido um caminho duro e longo mas penso que estou numa altura muito luminosa. Gosto muito de mim, daquilo que sou e daquilo que me tornei e sou merecedora de todas as bençãos que me têm atingido. Gosto muito da minha personalidade e do que vejo no espelho. Há dias melhores, há dias piores, mas os bons têm predominado e digo sem vergonha ou receio de ser egocêntrica: gosto muito de mim.


4 comentários:

  1. Que bonito é poder observar o teu amadurecimento e a consolidação das tuas aprendizagens - no online e, agora, no off também <3 E que especial ter contribuído para uma delas. És uma miúda extraordinária, Leonor, mas acima de tudo és uma materializadora de sonhos e eu admiro muito isso. Um grande beijinho de aniversário (outro!) :)

    ResponderEliminar
  2. Tenho vivido sobretudo muito pela primeira e pela segunda :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  3. Que bom é aos 19 anos já teres toda esta bagagem de lições. Não te sigo há muito tempo, mas sinto que tens uma alma tão leve e tão bonita! Por isso, não percas essa luz e mantém-te sempre fiel a ti ❤
    Um beijinho e parabéns, ainda que atrasados, espero que sejam luminosos!

    ResponderEliminar
  4. Eu com 27 anos dou-te uma lição que aprendi: Nunca é o momento certo para fazermos seja o que for. Temos de o fazer e pronto, não vale de nada estarmos à espera da "altura certa".

    ResponderEliminar

Obrigada por leres!

 
Designed by Beautifully Chaotic