Light Menções

ACTUALIDADE | Estátuas Derrubadas

   Um pouco por toda a internet e meios de comunicação temos presenciado estátuas a serem derrubadas contra a escravidão, a opressão, o tráfico, o colonialismo e o imperialismo em vários países do mundo. Gostava, então, de abrir um tópico de discussão sobre os acontecimentos que têm decorrido. Compreendo alguns destes actos de vandalismo como actos de revolta contra o racismo e a opressão sistemática em que vivemos, como puro  derrube simbólico de uma era que não era tão gloriosa como sempre se pintou.

   Mas como em tudo, os extremos fazem-me comichão. Desenvolveu-se uma petição acerca da demolição do Padrão dos Descobrimentos e da Torre de Belém (que eu, honestamente, acredito que seja aproveitamento político e propagandista da extrema direita) que me chocou. Para quem desconhece, o Padrão dos Descobrimentos foi erguido em ode aos 500 anos do Infante Dom Henrique, em pleno Estado Novo, como modo de glorificação Nacional, já a Torre de Belém  era uma fortaleza que funcionava como torre de vigia no século XVI. Ambos símbolos do imperialismo português, mas será que faz sentido - hipoteticamente - mandá-las a baixo?

   Acredito que não podemos apagar a História, podemos sim, mudar a nossa percepção sobre a mesma, contextualizando-a. Isto é, neste momento compreendemos o quão errado é o racismo  e a escravidão mas, na altura apesar de erradamente, era algo dado como "normal" e como "comum". Não devemos apagar a História, devemos sim contextualizá-la e mudar a nossa percepção acerca da mesma. Na escola sempre ouvi dizer que descobrimos grande parte do mundo, que os portugueses foram agentes civilizadores e, hoje mais crescida, compreendo que esta História me foi contada de forma floreada, pouco semelhante ao que realmente aconteceu. Acredito que a educação é a chave para maior tolerância e espírito crítico e creio numa mudança nos livros de História para algo real que fomente o pensamento racional e a coerência.

   As estátuas sempre foram destruídas como símbolo do derrube de uma era, seja a demolição das estátuas de Hitler, na Alemanha, seja de Lenine, na Ucrânia, porém acredito que mais do que destruí-las é importante contextualizá-las. Porque é que esta estátua está aqui? O que é que simbolizou? Os portugueses descobriram a Madeira e os Açores assim como compreenderam o caminho marítimo para a Índia, no entanto não descobriram o Brasil, assim como o Colombo não descobriu a América, dado que já lá existia civilização! É preciso recontextualizar, educar, discutir e compreender!  Sejamos críticos face a estas temáticas e prestemos homenagem às vítimas de tal violência e massacre - tal como existe Auschwitz e a prisão politica de Peniche, por exemplo. Não acredito que possamos mudar a História, mas podemos procurara compreendê-la da melhor maneira. é uma questão ambígua, qual a vossa opinião acerca deste tema? Partilhem as vossas opiniões, desde que respeitosas e coerentes, todas são bem vindas!


1 comentário:

  1. Partilho a mesma opinião que tu, tal como já o disse num tweet. Outra coisa que as pessoas não compreendem é que, embora os Descobrimentos não tenham sido tão gloriosos como foram pintados na altura, com a escravidão ou o racismo, não podemos negar que foi um grande feito, na altura foi um grande avanço a vários níveis, de navegação, de mapas... Se não tivesse acontecido, se calhar ainda estaríamos confinados apenas àquilo que conhecíamos. Lá está, como dizes, é importante contextualizar os acontecimentos históricos.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar

Obrigada por leres!

 
Designed by Beautifully Chaotic