Light Menções

VIAGENS | O Meu Top Sítios "Secretos" em Portugal

   No ano em que, se for possível, vamos ficar por viajar cá dentro, trago-vos alguns dos meus lugares preferidos no nosso precioso Portugal. Que de entre as ilhas e o continente, o mar, o rio, a montanha, a cidade, tenham vontade de sonhar com viagens, ainda que longínquas. Sinto saudades de passear e de explorar lugares novos e esta é a minha forma de o realizar de forma mental. Hoje trago-vos alguns dos locais que penso que muitos poucos conhecem no nosso Portugal, porém, detém uma magia brutal, seja pela natureza, pela arquitectura ou até pela História! Quais já visitaram ou conhecem? Quais são os vosso locais secretos preferido no nosso país?

Lagoa dos Conchos | Localizada no Parque Natural da Serra da Estrela e conhecida por ser tão diferente das comuns lagoas, encontramos, a cerca de quarenta minutos a pé desde o parque de estacionamento da Lagoa Comprida, esta pérola. É daqueles locais que aparece em múltiplas fotografias espectaculares porém nunca ninguém sabe onde fica. A Lagoa dos Conchos, é encantadora e dos locais escondidos na Serra que mais adorei visitar, arrebatadoramente bonito e sem grande afluência turística, perfeito para uma bonita aventura!



Poço Azul | Esta foi a minha descoberta do ano passado, ainda hoje sonho em lá voltar..! O poço azul fica em São Pedro do Sul e é a jóia escondida da vila. Água cristalina e azul, o som da pequena cascata, uma entrada na água acanhada que não te dá outra escolha senão mergulhar. É difícil estender a toalha pelas características geológicas e por ser um lugar tão pequeno, no entanto, é de uma beleza que prima pela simplicidade. Dos meus locais preferidos de sempre, quero muito voltar e aproveitar também para visitar o Poço Negro. Infeliz ou felizmente, este sítio tem sido cada vez mais visitado pelos turistas, o que tem provocado alterações na sua calma e simplicidade.


Capela de São Pedro das Águias | Daqueles locais que descobrimos por ter uma historiadora da arte na família..! O expoente do românico em Portugal fica no meio do nada, na aldeia mais random deste Portugalito e vale a pena dar uma espreitadela. A capela estava fechada aquando da nossa visita a São Pedro das Águias, porém pudemos deslumbrar-nos com o seu exterior, quem diria que os confins do mundo teriam uma verdadeira relíquia da História da Arte?!


Praia do Ribeiro do Cavalo | Já, no Parque Natural da Arrábida, mais propriamente em Sesimbra, temos várias praias secretas de água transparente e gélida que encantam qualquer um. Esta foi das poucas que visitei porém é também das "mais famosas". É uma praia secreta e com um acesso difícil, cerca de quarenta minutos de caminhada - o caminho está marcado! - mas que vale todo o esforço. Calcem os vossos ténis de caminhada, o vosso fato de banho preferido e  aproveitem este segredo da natureza que muitos dizem relembrar a Tailândia, não em termos de temperatura da água, claro!



Solar dos Zagallos | Este é um segredo aqui da minha zona, trata-se de uma casa apalaçada do século XVIII em plenas terras fidalgas da Caparica. Chegou a ser residência de verão de um rei, mas, hoje prima pela sua História, pela romanticidade dos jardins e pelas belíssimas salas com frescos deslumbrantes e azulejos. Foi mandado construir pela nobre família Zagallo e é o ponto de partida para várias lendas locais! Hoje, é um centro cultural recuperado pela câmara municipal e precisa da vossa visita!

fonte

fonte

Sacristia da Igreja dos Jesuítas | Rumamos agora ao arquipélago da Madeira, a um local que me impressionou e que não vem nos guias turísticos. A Igreja dos Jesuítas, no Funchal, por si só, é belíssima, repleta de azulejos e talha dourada, porém, nada me preparou para o convite do padre para visitar-mos a sacristia, que me deixou boquiaberta, que lugar magnífico e que privilégio foi visitá-lo!



Museu do Aljube | Provavelmente já passaram pelo Museu do Aljube umas quantas vezes e nem se aperceberam! Localiza-se ao lado da Sé de Lisboa - sim! - e é uma antiga prisão política do Estado Novo. Hoje é o Museu do Aljube - Resistência e Liberdade - e alberga uma exposição muito forte acerca do Salazarismo em Portugal, das suas vítimas, da tortura, da repressão. É chocante e doloroso de acompanhar mas brutalmente necessário. Dos meus museus preferidos da capital.



Túnel de árvores Marvão | Descobri este local ao almoçar num restaurante nos arredores de Marvão que detinha uma fotografia pendurada na parede, apaixonei-me e percebi que tinha de fotografar aquele local belíssimo. Descobrimos a localização através de uma pesquisa tosca online - algo como 'túnel árvores Marvão' - e partimos para esta estrada repleta de árvores pintadas a branco que criam uma ilusão brutal. Tenham cuidado com os carros, é ultra bonito!


Palácio do Buçaco | Um dos vestígios manuelinos mais belos, requintado, porém, ignorados do nosso país. Em plena Mata do Buçaco, no Luso, encontramos este palácio transformado em hotel de luxo. Podemos não entrar mas não há nada como a arquitectura e o requinte exterior. De cortar a respiração!

fonte

Castelo de Penedono |
Esta vila foi das descobertas mais recentes! Ali entre Viseu e a Guarda encontramos um castelo incomum, como nunca antes vira! Prima pela originalidade e imponência, é um daqueles segredos muito bem guardados do interior do nosso país, transpira História e emana beleza medieval!




Ferraria | Voltamos aos arquipélagos? Mais propriamente aos Açores, São Miguel! Na ponta da Ferraria encontramos uma das nossas melhores descobertas inesperadas em viagem! Uma praia de mar escavada na rocha vulcânica que forma uma pequena baía. Para além disto, a água do mar é aquecido pela geotermia, o que é brutal, têm quase que umas termas de forma gratuita! Em alturas de maré cheia, a água aquecida mistura-se com a água à temperatura normal e torna-se bastante agradável! Ouvi dizer que, em alturas de maré baixa, é impossível estar lá dentro devido à quentura da água..! Vale a pena descobrir e explorar, porém, cuidado com os pés no chão, este pode escaldar!

fonte

1 comentário:

  1. Portugal é mesmo bonito! Sempre digo isto e nunca me vou cansar nem me arrepender de o dizer, porque acho genuinamente que temos tanta sorte em viver num país como Portugal!

    ResponderEliminar

Obrigada por leres!

 
Designed by Beautifully Chaotic