Light Menções

SÉRIES | Cheer

   "Leonor, tens de ver esta série, vais adorar!" - foi assim que conheci Cheer, um documentário Netflix que estreou em Janeiro deste ano. A premissa é simples, acompanha os multi-campeões nacionais de cheerleading universitário, pertencentes à Navarro College, no Texas,  durante mais um ano de preparação até à próxima grande competição em Daytona Beach. Há pressão, uma reputação a manter e, literalmente, demasiado sangue, suor e lágrimas.

   Recomendaram-me porque sabiam que eu me ia identificar com muitos momentos: as lesões, a exaustão, a abdicação em prol da paixão, a insatisfação mas também o esforço colectivo e a sensação familiar do grupo. Sempre vivi muito perto disto. Este documentário, que tem seis episódios e se vê num ápice, desconstrói o estereótipo de cheerleader. São mais do que pompons, futilidade e glamour, aborda temas como os problemas familiares, traumas, insucesso escolar ou até excesso de peso e não corresponder ao "típico". Fala tanto do esforço físico e psicológico destes atletas de alta-competição que desafiam as leis da física e os limites do próprio corpo. Todos eles encontraram um lugar seguro para serem quem são no praticável de treino e nos abraços da exigente técnica Mónica Aldama.

   É um documentário que nos faz, verdadeiramente, vibrar. Eu sofri com eles, eu fiquei nervosa por eles ao ponto de suar e tremer. Baseia-se numa vida de dedicação plena à competição de Daytona, de uma reputação e um título a manter e a uma verdadeira família. Desconstruiu muitos dos estereótipos que tinha quanto ao cheerleading - que aqui passa muito mais pela ginástica pura e dura e pelo seu perigo do que pelas típicas claques desportivas. Envolve, chateia, prende. É assim que classifico Cheer. Pode ser algo comum para os outros mas eu senti este documentário na pele. 


2 comentários:

  1. Não tenho a tua experiência em termos de desporto, portanto nunca senti na pele o suor, as dores extremas e as lesões. Mas identifiquei-me na mesma com este documentário, porque a motivação deles é realmente inspiradora e quero ter esse tipo de motivação na minha vida.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  2. yessss mais pessoas viciadas em Cheer <3 eu comecei a ver já nem sei bem porquê e meu deus, a resiliência de todos é muito inspiradora

    ResponderEliminar

Obrigada por leres!

 
Designed by Beautifully Chaotic