Light Menções

BRUXELAS, BÉLGICA | Manneken Pis, Jeanneken Pis e Het Zinneke

   Ora, pois então! O que seria de um guia da capital belga sem a tão emblemática estátua que urina, o Manneken Pis, e os seus sucessores menos conhecidos, a Jeanneken Pis e o Het Zinneke - respectivamente a menina e o cão. São atracções gratuitas, muito rápidas de ver e todas bastante perto do centro da cidade.

   O Manneken Pis é uma estátua de bronze bem pequenina e é fornecida por água. Desconhece-se a sua origem e por essa razão há diversas lendas que falam sobre a sua criação. A sua primeira menção consta em documentos do século XV e durante os séculos seguintes viveu as mais variadas aventuras. Passou por bombardeamentos, diversos furtos, chegou até a ficar despedaçada e irreconhecível. Foi, assim, substituída por uma igual que foi, também, vítima de furtos e numa das vezes foi encontrada por mergulhadores no canal de Bruxelas após uma chamada anónima. Esta última encontra-se no Museu da Cidade, já restaurada dado que também foi partida, e o monumento que hoje se observa é outra réplica. A Jeanneken Pis é a versão feminina da primeira referida e foi esculpida nos anos 80, o Het Zinneke é a versão canina e foi uma paródia realizada no fim dos anos 90.

   O Manneken Pis é mesmo o símbolo da cidade, a criança que urina está em cada canto e não há como não achar piada a a algo tão diferente! Há um museu que podem visitar com todos os seus trajes típicos - sim! os belgas mascaram-no segundo as datas importantes. Em "momentos de alegria nacional", segundo li, a estátua urina cerveja! É todo um culto à volta do pequeno rapazinho! Visitar Bruxelas e não passar pelo Manneken Pis é como ir a Roma e não ver o papa!






Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por leres!

 
Designed by Beautifully Chaotic