Light Menções

2020 | Março

   Atípico, esquisito, porém, cheio de lições. É assim que caracterizo Março. O crescimento exponencial de casos derivados da pandemia no nosso país trouxe-nos para casa para nos manter seguros. A minha faculdade fechou, deixei de ter treinos e actividades do escuteiros, deixei de ter aulas de condução e todos os eventos incríveis, pelos quais ansiava, foram cancelados um a um. No início não compreendia a gravidade da situação, por isso agradeço a quem me elucidou. Vi os meus planos a curto e longo prazo cancelados e não saber quando toda esta situação finda fez-me sofrer muito. Vi sonhos serem deitados a baixo, fosse o semestre de Erasmus ou um mochilão pela América do Sul que não aconteceu. Não foi um mês feliz, sou uma pessoa de pessoas e preciso muito de conversar, de ir tomar café e de passear. Não tem sido fácil mas tenho fé e esperança num fim, numa cura e num retorno aos abraços quentinhos das nossas pessoas.

   Apesar de quase nada ter corrido como previsto, quero destacar as coisas boas que aconteceram este mês. Apreciar as coisas boas tem sido a minha estratégia para lidar com toda esta situação de isolamento. Fui colocada em Erasmus na cidade de Pádua, em Itália, ali entre Veneza e Verona e a um pulinho das Dolomiti, da Eslovénia e da Croácia. Ainda não sei se vai acontecer - é só daqui a um ano! - mas não há nada que me entusiasme mais do que sonhos prestes a realizar-se. Em Março participei no meu Cenáculo, um fim-de-semana de discussão e debate sobre o Caminheirismo. Conheci projectos e pessoas com muito bom fundo, dancei, cantei, chorei. Foram dias muito muito bonitos, mesmo! Este mês estive à frente das câmeras a ser fotografada com a Inês - por favor vejam o trabalho dela! A premissa era simples, "finges que estás sozinha e dança!" e o resultado deixou-me chocada. Posso até ter feito um bom trabalho mas a Inês fotografou e editou como ninguém. Este convite foi um autêntico privilégio e quero muuuuito repetir. Fui cobaia para a tese de Mestrado do meu irmão e vi-o entregá-la, não nas circunstâncias que gostávamos mas nas que podemos e brindámos em família ao fim de um longo e bonito percurso académico

   Apesar de tudo o que de mau acontece lá fora, há que destacar o bom. Têm surgido iniciativas tão bonitas, agradecimentos e ondas de solidariedade que enchem o coração. Há concertos, aulas de dança, jogos e espectáculos de humor online. Os professores e os alunos adaptam-se, a família está em casa e todas as refeições são com todos à mesa - o que era raro no meu dia-a-dia atribulado. Batem-se palmas à janela, valorizam-se os postos de trabalho verdadeiramente importantes, relembramos com saudade as coisas mais simples e adaptamos-nos perante as adversidades. Acredito que esta situação ainda vai durar mas acredito ainda mais numa mesa cheia de amigos a rir-se das parvoíces que fez durante o isolamento social quando tudo passar. Tenho fé e tenho esperança, mesmo que tenha fraqueza e chore de forma corrente. Tenho fé e tenho esperança no abraços e beijos apaixonados que nos esperam, nas caminhadas infindáveis e nas gargalhadas fora do ecrã. Tenho esperança pelos sonhos e pelas viagens. Espero, de coração, que todos vocês estejam bem e os vossos também. Protejam-se e apoiem quem precisa. Tenham esperança!


3 comentários:

  1. Março foi mesmo um mês difícil, de repente vemos tudo ficar em stand-by e é muita coisa para assimilarmos, sem dúvida. Também sou uma pessoa de pessoas, de abraços, de cafés e estar em casa faz-me ficar ansiosa e nervosa, mas também acredito que todos juntos vamos conseguir recuperar a nossa vida de novo. Acho que é algo para nos ensinar (mais uma vez) que as coisas mais simples são mesmo as mais bonitas.
    Não termos uma estimativa do fim faz-nos pensar muito, mas vai passar e tudo vai ficar bem.
    Que Abril nos surpreenda e que continues tão focada em ti e nos teus projetos como pareces, confiando <3
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. "Tenho fé e tenho esperança, mesmo que tenha fraqueza e chore de forma corrente. Tenho fé e tenho esperança no abraços e beijos apaixonados que nos esperam (...)".

    Disseste tudo, Leonor. Vai demorar mas vai correr tudo bem.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Fico feliz por, num mês tão caótico como este, ainda teres retirado coisas positivas :).
    Quero acreditar que, daqui a um ano, já não viveremos com medo deste vírus, e tu poderás ir de Erasmus <3.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar

Obrigada por leres!

 
Designed by Beautifully Chaotic