Light Menções

BRUGES, BÉLGICA | Roteiro para Um Dia

   Bruges fica a uma hora de Bruxelas, de comboio, e foi o local que mais gostei de visitar durante toda a viagem. Apesar de fria - não só devido à tempestade que apanhámos mas também devido às influências marítimas - revelou-se acolhedora e, apesar de pequenina, mostrou-se todo um mundo. É uma vila pequena e medieval que é atravessada por belíssimos canais, detém uma arquitectura esplêndida e muita história a cada esquina, cada recanto, cada pormenor. Assim sendo, vou dedicar somente esta publicação à vila, que se localiza no norte da Bélgica, pois acredito que, para este local, é muito melhor ter  a informação toda condensada no mesmo sítio.


   Antes de mais, há várias formas de lá ir ter, seja de autocarro ou de comboio. Optámos por este último. Comprámos os bilhetes no site da Belgian Train. Escolhemos esta opção pois encontrámos duas vantagens de viajar desta forma na Bélgica: para menores de 26 anos todos os bilhetes custam 6,60€, ou seja, ida e volta custa o dobro e, ainda, o bilhete não tem horas, o que signifique que podem apanhar o comboio à hora que quiserem, não há drama se perderem um. Apanhá-mo-lo na Estação Central de Bruxelas, mas esta mesma linha pára noutras estações da cidade. A viagem foi muito confortável e tranquila, demorou em torno de uma hora, e deu para apreciar as planícies belgas e o quanto a influencia francesa desaparece assim que saímos da capital. Isto é denunciado bicicletas às centenas, peas casas típicas da região da Flandres, e até pelo anúncio das estações no interior do comboio que passaram a ser em holandês! Foi muito engraçado presenciar esta mudança cultural numa questão de segundos.


Roteiro

Grote Markt | Esta é a praça principal da cidade, a praça do mercado. Tem as casinhas mais fotografadas da vila, o campanário tão característico e ao centro detém duas estátuas de figuras importantes para os habitantes. É o Terreiro do Paço lá do sítio e não perde pelo charme e imponência!




Praça do Burgo | Esta é a segunda praça mais famosa do sítio, é a praça da Câmara Municipal, do Registo Civil e de uma capela muito curiosa que falarei de seguida!



Capela do Sagrado Sangue | Uma das coisas que mais abomino na igreja católica são as relíquias - partes do corpo de figuras importantes que são expostas, seja um cabelo, um osso ou uma unha - acho mórbido e nojento, no entanto, não podia não visitar um dos ex-líbris da cidade que é famosa pela relíquia que é portadora e, por esta mesmo, pude viver uma experiência única porém muuuito estranha. Na Capela do Sagrado Sangue, que fica na Praça do Burgo, encontra-se um pedaço de pano que supostamente contém sangue de Cristo. Reza a lenda que foi trazida da Terra Santa há muitos séculos atrás e que transformou Bruges num local de peregrinação. Esta igreja medieval e pequenina é bastante bonita e há uma cerimonia duas vezes - não se esqueçam de consultar os horários! - ao dia para ver a relíquia, dura cerca de oito minutos, e é muito interessante de presenciar. Após algumas saudações e informações, os visitantes podem subir um a um a um altar especial para observar a mesma, e digo-vos, era um frasco com um pedaço de pano cheio de bolor..! Não podemos dizer que não foi uma experiência única e engraçada, que eu recomendo por ser diferente de tudo o que já fiz. Sou céptica quanto à veracidade da relíquia, honestamente, mas não deixei de achar piada à cerimónia e a tudo o que a envolvia!




Catedral de São Salvador | Começou a ser construída no século X, só tendo sido terminada no século XIX. Marca pela imponência o seu incrível estilo gótico e a sua torre. Foi o primeiro vislumbre que tivemos da vila e, mesmo não estando marcado no nosso mapa, entrámos para apreciar e também para aquecer. Fomos presenteados com um tecto alto e a claridade e tranquilidade do sítio. Vitrais de cortar a respiração e pinturas belíssimas, assim como um ambão em forma de fénix, como a do Dumbledore!







Igreja de Nossa Senhora | Mais uma igreja com uma torre enorme! Esta é mais antiga que a Catedral que falei anteriormente. Precisou de duzentos anos para a sua construção e inúmeras obras de restauração. Tem uma estátua de Miguel Ângelo bastante conhecida que se denomina Madonna and Child. Bruges é uma vila com bastantes igrejas, não hesitem em entrar em todas as que encontram!




Bonifacius Bridge | Foi o primeiro local que me apareceu quando procurei por photo spots em Bruges! Na verdade, não é a única ponte altamente fotogénica nesta vila dos contos de fadas. É, sim, um sítio de referência mas garanto que pontes bonitas sob os canais são locais que não vão faltar nas vossas fotografias! Aconselho a que sigam os canais e se percam nas maravilhas visuais que Bruges tem para oferecer.



Rozenhoedkaai | Outro photo spot muito conhecido na vila é o Rozenhoedkaai, é, aliás, um dos cartões de visita e dos locais mais fotografados. Se bem me recordo, aqui podem embarcar numa visita aos canais com guias num pequeno barco! Sei que os custo é de cerca de 8€ e, apesar de não o termos feito, acenamos aos turistas que desfrutavam da viagem!




Kruispoort Gate | Esta é uma portagem medieval que remonta ao século XII, não tem grande interesse turístico mas fica a caminho dos moinhos e tem uma estética muito medieval que me conquistou!



Os Moinhos | Uma das minhas partes preferidas da vila é constituída por alguns moinhos típicos que nos relembram a influência holandesa na região. É a atracção que fica mais longe da estação de comboios mas faz-se muito bem a pé, é cerca de meia hora a andar. É um local fora do centro e que consequentemente tem mais calma e tranquilidade - pelo menos no inverno! Dos 23 moinhos que existiam anteriormente, só 4 permanecem intactos. Serviam para produção alimentar e um deles ainda se encontra activo. Desfrutem deste pequeno passeio à beira de um canal. É um local muito autêntico e belo, recomendo muito, mesmo!




Minnewater Park | Este recanto belga é puro amor, não se chamasse o lago que o constitui de Lago do Amor! É um pequeno parque muito bem cuidado e é o local mais perto da estação de comboios, porém só o visitamos no nosso retorno. Todo o parque se envolve numa lenda que vocês têm mesmo de procurar! Mais um sítio pacífico, descontraído e cheio de identidade. Foi aqui que nos despedimos de Bruges!


   Bruges é todo um mundo por descobrir, apesar de pequenina e pitoresca, esta é uma vila que transborda história, locais e experiências únicas e muita autenticidade. Tudo o que se encontra nesta lista é gratuito e, dado que levámos almoço, só gastámos dinheiro nos bilhetes de comboio. Visitámo-la bastante rápido, não só porque estava um frio de morrer como tínhamos um percurso bem delineado, chegámos por volta das 9h30 e apanhámos o comboio de regresso quando o relógio rondava as 15h. Esta vila é um mundo e há tanto para fazer, podem ainda fazer prova de chocolates ou até de cerveja e andar de barco nos canais! Com muita pena minha, não consegui anotar o nome da loja em que vi confecção de gomas à mão. Esta foi a minha parte preferida da viagem, muito diferente de tudo o que já visitei, muito fotogénico e bonito por si só. Não percam a oportunidade de visitar Bruges e tantas outras cidades fora de Bruxelas. Acredito que no verão esteja a abarrotar de turistas mas tivemos sorte e conseguimos visitá-la em plena época baixa, sem filas nem confusões. Dou-vos, deste modo, o conselho que a minha mãe me deu quando marquei viagem para a Bélgica: "se vais à Bélgica, não faz sentido nenhum não visitares Bruges." E eu assino por baixo!

2 comentários:

Obrigada por leres!

 
Designed by Beautifully Chaotic