Light Menções

FACULDADE | 1ºAno, 1º Semestre

   Tendo concluído o primeiro semestre do primeiro ano da licenciatura em Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa resolvi - inspirada nas publicações que a Inês fazia -  dar-vos um cheirinho do que foi este semestre em termos curriculares. Estou num curso - demasiado - teórico e fui avisada que o primeiro ano era.. estranho, o que comprovo. Não atacamos logo a comunicação em si mas são nos dadas bases introdutórias para o podermos fazer. Em CC podemos fazer uma especialização numa das seguintes áreas: Cinema e Televisão, Comunicação Estratégica, Jornalismo e Comunicação, Cultura e Artes. Assim sendo, podemos escolher algumas opcionais nos próximos anos, como alunos de primeiro temos um percurso de dez cadeiras obrigatórias a batalhar para lá chegar.

   Tive cinco Unidades Curriculares este semestre com avaliação contínua, foram elas: Economia, Teoria da Comunicação, Sistémica e Modelos de Informação, Teoria da Notícia e Filosofia da Comunicação. Não achei que tenha sido um semestre demasiado exaustivo, até que foi simples e tranquilo dentro do possível. Apesar disto, o primeiro semestre ficou mais marcado por aquilo que decorria fora dos auditórios - as pessoas, a Praxe, a esplanada, os jantares, os convívios - do que dentro deles. Fora isto, termino este primeiro semestre com sensação de dever cumprido, com muito boas notas e com ânsia de explorar e conhecer mais a minha área de estudo. Passemos então para as Unidades Curriculares em si!

   Economia foi amor à primeira aula! Sempre quis ter economia porque acho imensamente interessante e não desiludiu. A matéria é pertinente, bem estruturada, abrangente e feita de bases da disciplina em questão. Fui a todas as aulas, adorei a forma como estas eram leccionadas e a matéria em si, também. Desde saldos orçamentais a balanças, passando por monopólios e gráficos de oferta/procura. Revelou-se simples para quem teve economia anteriormente mas foi um pesadelo para mim devido às escolhas múltiplas a descontar. Foi a minha cadeira preferida do semestre, a-do-rei!

   Teoria da Comunicação foi uma UC  leccionada muito à base de textos de diversos autores - desde excertos bíblicos, a Foucault ou até à docente - a professora aprofunda-os muito em aula e são extremamente interessantes. Esta cadeira começa nos primórdios da comunicação através de pinturas rupestres ou de gestos, até aos dias de hoje e aos mecanismos de vigilância patentes no digital, da antiguidade ao recente, explorando várias teorias do que é a comunicação. As aulas foram muito à base de debates sobre temas recentes, sempre contextualizados com a matéria. Gostei genuinamente.

   Sistémica e Modelos de Informação foi uma cadeira que me deu a sensação de semelhança a uma engenharia qualquer desta vida, o que me levou a perder umas quantas vezes. Detestei - mesmo - as aulas, apesar de adorar a professora, mas adorei a matéria - senti que era muito pouco extensa para tantas aulas. Abordamos os sistemas e o seu funcionamento, todos somos um sistema e tudo é um sistema - excepto o amor, como diria a minha professora. Abordamos o feedback - que sei que também se refere, por exemplo, em biologia - de holismo, de canais comunicacionais, ruído, informação, emissores e receptores. Abordámos a Teoria Matemática da Comunicação - sim, leram bem - a teoria Cibernética e a Teoria Geral dos Sistemas. Todas as cadeiras foram avaliadas através de duas frequências, esta foi a única que foi através de uma frequência e de um trabalho. Apesar de tudo, gostei da matéria, é interessantíssima e foi a cadeira mais "fora da caixa" que tive.

   Teoria da Notícia é dita como a cadeira mais complexa do primeiro semestre, e se o é! Trabalhosa e puxada. Há muitos materiais de estudo: textos enormes obrigatórios em inglês, dois livros de leitura obrigatória e ainda matéria leccionada em aula. Parece pouco mas em alturas stressantes é mau, muito mau. Foi a minha nota mais baixa do semestre mas foi, sem sombra de dúvida, a mais suada. Não adorei a cadeira pois é demasiado focada no jornalismo - uma área que não adoro - mas é interessante o modo como vários autores olham para a notícia, perceber alguma da história do jornalismo e das visões, limites e objectivos deste. Foi em Teoria da Notícia que - através do estudo das várias teorias - percebi que os media não reflectem simplesmente a realidade mas que são manipulados, seja pela opinião pública, pelo poder ou pelas crenças políticas institucionais. Percebi isto nas aulas desta unidade curricular. Isso e que o arrastão de Carcavelos nunca aconteceu, sim, leram bem.

   Filosofia da Comunicação é aquela UC que dá um boost na média. Os testes são fáceis, a matéria não é difícil mas somos brindados com aulas bilingues - metade em inglês, metade em português - pois os professores são estrangeiros. Não gostei das aulas nem da matéria - digamos, nunca adorei filosofia - mas tive excelentes resultados. Abordámos a visão de vários estudiosos sobre o que é isto da comunicação, como fazemos, como é que esta falha. Gira muito em torno disto.

Alguma dúvida? Ficarei radiante de vos esclarecer!


1 comentário:

  1. Acho a área da comunicação super interessante, porém, acho que seria um curso demasiado teórico para mim. Sou uma miúda da prática :)
    Fico contente por teres tido um primeiro semestre tão positivo. Aproveita ao máximo tudo, porque passa a correeeer. Beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada por leres!

 
Designed by Beautifully Chaotic