Não sou nenhuma expert, não tenho uma máquina fotográfica topo de gama e não tenho nenhum curso. Mas tenho amor e sede de aprender acerca deste tema. Hoje celebra-se o Dia Mundial da Fotografia e, por me terem sido enviadas várias mensagens a questionar-me como é que fotografo o céu estrelado, decidi partilhar convosco como o faço. Como disse, ainda tenho imeeeenso para aprender e não sou nenhuma pro mas não custa ajudar.
Antes de mais, fotografo com a Canon EOS 200D e a fotografia abaixo foi com a objectiva 18-55mm - também já fotografei com a 50mm e dá muito bons resultados. Próximo passo: um local escuro - longe da luz artificial - com boa visibilidade do céu e um tripé - estabilidade é uma das chaves para uma boa fotografia! A objectiva estará aberta a receber luz durante vários segundos e por isso se não houver estabilidade ficará tudo tremido. A luz lunar pode também influenciar, é preferível escolher noites de lua nova.
É muito importante usar o modo manual, o automático não traz bons resultados. Na fotografia abaixo usei 30'' f5.0 iso3200. Podem usar estes números como guia, mas resultou para mim, para o meu ambiente e para o meu material fotográfico, tentem subir ou descer conforme necessário. É importante ter a objectiva aberta muito tempo para absorver o máximo e luz possível. O tempo de exposição deve variar entre os 15'' e os 30'' e o iso deve estar no máximo que der sem deixar a fotografia ruidosa - cheia de grão. Próximo tópico: foco. Se conseguirem focar no infinito, incrível, senão a chave é experimentar. rodar um milímetro, fotografar, ver o resultado, rodar outro milímetro, e por aí. Se conseguirem focar automaticamente numa estrela mais brilhante, perfeito!
Outro truque importante que uso é não usar nenhuma luz nas proximidades. Telemóveis, outras cameras.. tudo influencia o resultado. Costumo fotografar em RAW de modo a poder editar à vontade e poder mexer naquilo que quiser para ter um resultado ainda mais incrível!
O segredo da fotografia nocturna esta na paciência e na experimentação. Publiquei quatro, deitei fora quarenta. Acontece! É absolutamente mágico ver que uma máquina fotográfica consegue captar mais estrelas do que os nossos olhos, dá trabalho mas é dos meus tipos de fotografia predilectos e ainda tenho tanto a melhorar e a aprender!
Por acaso é uma coisa que nunca consegui :p
ResponderEliminaruau, és incrível leonor!
ResponderEliminarA tua evolução é fascinante e inspiradora!
ResponderEliminarFiquei tão tentada a experimentar! Vou ver se consigo. Falta-me o tripé mas acho que consigo driblar essa questão...
ResponderEliminarAdoro o céu noturno.