Light Menções

2020 | As 12 Melhores Fotografias do Ano

     Mais um ano, mais uma voltinha! Creio que este ano a fotografia não foi o meu forte - dado que os pretextos e as aventuras para levar a câmera ao olho foram diminutas - mas tentei reinventar-me e explorar como pude. Neste top encontram-se principalmente fotografias que tirei até março, todas as outras foram tiradas nos instantes lúdicos que sai de casa, principalmente na aldeia da minha avó e arredores, que visitei várias vezes. Apesar de tudo, orgulho-me do que fotografei este ano e estou ansiosa pelo que está por vir! As fotografias estão ordenadas da mais antiga para a mais recentes e crieo que, mais uma vez, consegui manter e fomentar o meu registo pessoal: natureza, edifícios, pormenores. Qual a vossa preferida?

1. JANEIRO | Estação Ferroviária da Funcheira

Foi a primeira fotografia que tirei, dia um de janeiro de dois mil e vinte. Uma estação com toque de casinha de bonecas tão simétrica e perfeitinha. Ficou com umas cores brilhantes e, apesar de simples, é das minhas prediletas. Lembro-me que estava imensamente feliz.



2. FEVEREIRO | Bruxelas
Não costumo colocar fotografias de mim neste top, simplesmente porque prefiro destacar fotografias bonitas de natureza e cidade, mas adorei esta que o Daniel me tirou, imersa na capital belga. Foram tempos idos, repletos de aventura e sinto que é aquilo que representa, eu - absolutamente encasacada - imersa numa cidade que não a minha, a descobrir os seus recantos mais bonitos, como a Grande Place.



3. FEVEREIRO | Bruges
A nossa day trip a Bruges - onde gelamos cada ossinho e andámos imenso a pé - foi abençoada pelas paisagens mais bonitas e pelo privilégio que foi observá-las e registá-las. As árvores despidas, uns segundos de sol, as velhas pontes sobre os canais, as casas típicas, é uma típica imagem de Bruges pela minha lente. Recorda-me das mãos que gelei a fotografar mas também da alegria de explorar este recanto da Europa que eu sempre quis visitar.



4. FEVEREIRO | TOMAR - FÁTIMA I
As próximas três fotografias foram tiradas no mesmo dia, no último acampamento que tive e que tão especial foi. Nesta, estão duas das minhas grandes companheiras deste ano - e da vida -, a Alice e a Leonor, que se estavam  rir imenso e acabaram por cair de costas agarradas. É uma fotografia de amor, de uma altura que me causa muita saudades, de lenços vermelhos novinhos em folha, tempos imensamente felizes. Fizemos Tomar-Fátima a pé, carregados com tudo às costas e isto foi num momento de almoço e de descontração, a carregar baterias para mais uma tarde de esforço físico.



5. FEVEREIRO | TOMAR - FÁTIMA II
Já quase no primeiro local de pernoita, vi no pôr do sol não só a última oportunidade de fotografar neste dia como a melhor altura para o fazer. Fazíamos caminho juntos, em entreajuda, em fraternidade, e acho que consegui captar muito bem essa essência. Que saudades tenho de fazer caminho..!



6. FEVEREIRO | TOMAR - FÁTIMA III
Esta fotografia foi tirada a pedido do Rafa, era uma fotografia que ele queria há muito tempo. O sol a pôr-se no vale da vara bifurcada que simboliza a bifurcação na jornada entre escolher o bem à custa de sacrifício ou o caminho mais fácil mas que não nos leva a triunfar. É sobre ser ponderado nas nossas escolhas e não há maneira mais bonita de o ilustrar. Além de bonita, é uma fotografia muito simbólica.



7. MARÇO | Sabugal
Uma semana antes de tudo fechar, fui até à aldeia visitar a minha avó e fomos a esta aldeia - que, para ser sincera, não me recordo do nome - para ver esta ponte. Era daqueles locais que tinha visto no instagram e quis ver por mim mesma também e explorar um pouco. Aqui, outrora, era a fronteira entre o reino de Leão e o Reino de Portugal. É uma ponte com portagem, belíssima por sinal e com umas cores maravilhosas numa incrível tarde de inverno. A calma antes da tempestade.



8. AGOSTO | Vila Velha de Rodão
Estas são as portas do Rodão, tirada daquela que provavelmente era a janela mais suja do comboio regional a cerca de 160km/h. As cores, a calma, a  serenidade. Gosto desta fotografia, por amor.



9. SETEMBRO | Quadrazais
Uma das minhas self photoshoots preferidas deste ano. O movimento, o magnifico por do sol, o foco. Era a reta final das minhas férias e lembro-me de sentir que as coisas iam melhorar.


10. SETEMBRO | Quadrazais
Recordo-me que, no nosso último dia pela terra da minha avó, eu e a minha mãe decidimos ir dar um passeio até ao rio e pelas pontes - que pouco tempo depois seriam destruídas por um temporal. Foquei-me muito em fotografar pormenores, animais, plantas e, honestamente, é das atividades que mais me relaxa. Esta fotografia, na minha ótica,  calma, é delicadeza.



11. OUTUBRO | Sabugal
Daqueles passeios em família onde digo para pararem o carro porque quero fotografar algo, não podia mesmo perder este túnel tão colorido e vibrante no apogeu do outono! Não ficou focada como gostaria mas sinto que captei bem a essência desta época tão bonita do ano!



12. OUTUBRO | Sabugal
Creio que é mesmo a minha fotografia preferida de 2020. No topo da serra da Malcata encontramos este posto de vigia e, desta vez, creio que o retratei de uma forma muito bonita. Daquelas fotografias que custam a sair e que causam dores nas costas do tempo agachado mas que vale muito a pena. Ainda bem que não captei a minha família à minha espera no carro por estar a  fotografar há meia hora no meio das ervas da mata.. acontece!



2 comentários:

  1. Ano após ano amo ver o teu top12 de fotografias! Admito que não consigo escolher só uma e as minhas favoritas são: a 3, a 6 a 8 e a 11. Não só pelos significados mas por o que elas transmitem!

    Blog: https://blogandorinhaazul.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Confesso que gostei de todas as fotografias, Leonor. Acho que tens uma capacidade incrível de captar os pormenores e tornar a fotografia mágica na sua plenitude. Talvez a minha favorita seja mesmo a 8, que beleza <3

    ResponderEliminar

Obrigada por leres!

 
Designed by Beautifully Chaotic