Light Menções

FILMES | The Story of Diana

Lady Diana Spencer, a princesa de Gales, é a protagonista do documentário Netflix denominado The Story of Diana. Dispensa apresentações e todos temos conhecimento de algum do impacto que deteve em milhares de pessoas em torno do mundo. Desde miúda que sou fascinada pela realeza - brilho que se tem demovido ao longo dos anos - mas continua a ser algo que me interessa particularmente e The Story of Diana dá-nos um cheirinho daquilo que é a família real britânica, acompanhando a protagonista desde o seu nascimento até à sua trágica e misteriosa morte em 1997, em Paris.

É uma peça audio-visual que conjuga personalidades da vida da princesa Diana - desde o irmão à costureira do vestido de noiva até aos companheiros de voluntariado - com vários recortes de peças jornalísticas, gravações telefónicas, fotografias e até testemunhos de jornalistas e papparazzis da época que contactaram com ela. É-nos contada a sua infância numa família aristocrata, como conheceu o príncipe Charles, o noivado e o casamento - sabiam que eles só estiveram dez vezes juntos antes de casarem?! Fala-nos da mudança drástica que este matrimónio trouxe à sua vida, os filhos, a descoberta da traição do marido, o divórcio e tantos outros pormenores que podem descobrir através deste documentário. Diana diferenciou-se pela plenitude e humanidade, quebrou uma imensidão de protocolos reais, e antes de ser princesa era mãe e fazia de tudo para proporcionar ao Harry e ao William uma infância muito terra a terra preparado-os para os cargos futuros. 

Diana foi, principalmente, um fenómeno nos media e a licenciatura que estou a tirar ajudou-me a ver o que se passa neste documentário. Diana foi toda uma nova forma de celebridade, nesta altura surgem os vinte e quatro horas e tudo o que é Diana na primeira página são produtos esgotados garantidos. A princesa de Gales era perseguida impreterivelmente a onde quer que fosse, os papparazzis ficavam horas escondidos para conseguirem aquela fotografia que mais ninguém tinha. Um sufoco autêntico, todos os dias a toda a hora. No entanto, Diana soube utilizar os media a seu favor aquando do seu divórcio e é incrível de observar toda esta metamorfose absolutamente alucinante porém deveras inteligente.

Mundialmente conhecida como a princesa do povo, destruiu tabus, atendeu preces dos mais vulneráveis, dona de um charme e de um carisma nunca antes visto. Este documentário mostra-nos que, mesmo sendo amada por todos, nunca foi realmente amada pelo seu cônjuge, sofreu de distúrbios alimentares e de difamação pública. Nem tudo era ouro sobre azul. Era sim uma mulher belíssima e um ícone de estilo na época mas era muito mais: caridosa, activista e feminista - rompendo com tradicionalismos de submissão. É um documentário que aperta o coração de uma história de vida que terminou cedo de mais. Se eu pudesse tomar um café com qualquer personalidade da história, provavelmente escolheria a princesa Diana. Impactante e excepcionalmente construído, abordando tantas facetas de uma vida tão diferente da nossa, recomendo muito.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por leres!

 
Designed by Beautifully Chaotic