Adoptei o método bullet journal como agenda quando ainda era estudante do ensino básico e hoje, como estudante universitária continua a ser o meu método de eleição! Mudei alguns dos meus layouts, passei a desenhar menos - infelizmente - e tive de adaptar o meu melhor amigo à minha rotina alucinante.
Facilitar, facilitar, facilitar! Muitas são as vozes que me dizem que não conseguem ter um bullet journal porque exige muito tempo. Errado, um bullet journal deve facilitar, e jamais complicar a vossa vida. Assim sendo, preparo tudo em épocas mais calmas - normalmente durante o verão - para em alturas mais agitadas ser só usar e abusar! Como assim, perguntam vocês, bem, nas alturas mais calmas edito e imprimo as capas mensais - fotografias tiradas por mim para marcar o início de um novo mês -, faço um calendário grande e faço todas as páginas para somente chegar e preencher. No meu dia-a-dia isto facilita-me imenso e quase que não gasto tempo útil. Assim, prevendo, facilito o meu próprio trabalho. Já que, no método bullet, somos nós os arquitectos dos nossos dias, para quê complicá-los?
Caderno Escolhido a Dedo! Deixei de adquirir os cadernos com as capas mais giras ou de comprar os mais baratuxos quando percebi que, para o uso que dou, tinha mesmo de investir num caderno de boa qualidade. O Leuchtturm 1917 é a minha primeira escolha há três anos. É caro mas o uso e a sua resistência às adversidades compensa. Opto sempre pelo com pontinhos, facilita os desenhos e não me deixa escrever de maneira desorganizada. Capa dura, páginas destacáveis, envelope na página final, marcadores, folhas que não transferem e que me permitem pintar e ser criativa como eu gosto. Sei que há outras opções mais acessíveis - que ainda vou explorar! - mas esta é a minha!
Um Calendário Global do Ano é um Must! Estando inserida em vários grupos com muitos planos e projectos, é fulcral - para mim - ter um calendário onde possa visualizar o meu ano lectivo completo. Visualizá-lo faz-me mais sentido, neste momento, do que o ano civil. Preciso constantemente de ver o que vou fazer em Julho, que dia da semana é trinta de fevereiro, entre outros. Curiosamente, este é o único ponto que sempre mantive nos meus bullet journals anteriores, é simples e eficaz e, mais uma vez, facilita imenso a minha vida.
Colour Code! Os afazeres académicos são amarelo, os escuteiros envergam o roxo, a ginástica escolheu o cor-de-rosa e os outros afazeres são todos a salmão. Não é difícil e ajuda-me muitas vezes a estabelecer prioridades, a perceber como vão ser os meus dias e a organizar-me melhor. Uso e abuso das cores, um pouco para todo o lado. Onde uns veem uma salganhada de cores, eu vejo os meus dias planeados à exaustão!
Dúvidas, questões, sugestões? Sou toda ouvidos!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada por leres!