Light Menções

MADEIRA, PORTUGAL | 6 Curiosidades Sobre a Ilha

   Nesta semana que passou tive a oportunidade de conhecer a fundo a Ilha da Madeira em regime de acampamento. Foi a minha primeira vez no arquipélago e fiquei deslumbrada com a beleza natural do "jardim do Atlântico". Foram dias intensos de caminhadas e mergulhos no mar, de comida típica e da melhor companhia do mundo e, por isso, nunca poderia deixar de partilhar convosco esta experiência tão positiva. Trago-vos cinco curiosidades acerca da Madeira, que descobri durante esta última semana, de modo a também inaugurar e introduzir o arquipélago aqui no blogue. Tenho histórias para contar e fotografias belíssimas para partilhar. Espero que gostem tanto quanto eu!

A Descoberta | O arquipélago foi descoberto por Gonçalves Zarco, Bartolomeu Perestrelo e Tritão Vaz em 1418 com a chegada a Porto Santo e em 1419 com a descoberta à Madeira. Os nomes das ilhas são provenientes de uma atracagem e viagem atribulada na chegada ao porto seguro - Porto Santo - e pela abundância de matéria prima - no caso da Madeira.

O Queijo Suíço | De modo a facilitar o acesso aos vários pontos da ilha e a tornar os trajectos mais seguros, foram escavados mais de uma centenas de túneis nas estradas madeirenses. A ilha é apelidada carinhosamente de queijo suíço por isso mesmo: por estar toda esburacada.

CR7 | Os madeirenses têm um carinho e orgulho extremo no seu "melhor do mundo", é compreensível e é giríssimo de observar. Desde saberem tudo acerca dele, aos milhões de souvenirs alusivos, aos edifícios que o homenageiam como o Museu ou o Aeroporto com o seu nome. É verdadeiramente o menino da terra!

Relevo Escarpado | Se eu achei que nos Açores era sempre tudo a subir, na Madeira é tudo a pique. Compreendi o porquê de os deslizamentos de terras e dos incêndios serem bem mais graves lá do que somente pela catástrofe em si. O relevo é tão acidentado que cai tudo em cima das vilas, as acessibilidade são terríveis ou até impossíveis para os meios de emergência, fiquei pasmada. É ainda mais perigoso do que parece, o relevo  agrava tudo.

Riqueza Gastronómica | Bolo do caco, espetada madeirense, bolos e biscoitos de mel, banana, rebuçados de eucalipto, maracujá (...) são somente alguns exemplos de comida que devem provar no arquipélago. De beber o menu é igualmente variado: a poncha, a brisa de maracujá, a nikita, a cerveja Coral, o vinho madeirense e o pé de cabra não deixam ninguém morrer à sede!

Lobos Marinhos | São as únicas focas em território português. De momento existem somente nas Ilhas Desertas e nas Maldivas mas, anteriormente, habitavam também na ilha da Madeira, principalmente em Câmara de Lobos - nome de vila desmistificado! Pude fazer canoagem numa gruta na zona do Seixal onde tinham as suas crias. Com a presença do homem refugiaram-se em sítios desabitados e de momento são uma espécie protegida e muito acarinhada.





3 comentários:

  1. Apesar de ter visitado muito novinha, tenho memórias muito bonitas do Funchal! Quero tanto regressar…! Vou adorar acompanhar este teu registo :)

    ResponderEliminar
  2. Não me lembro muito bem da Madeira, quero imenso voltar :)

    ResponderEliminar
  3. Que fixe, esta publicação veio mesmo a calhar, tendo em conta que vou à Madeira daqui a duas semanas :)
    Estou mesmo entusiasmada e já ando aqui a fazer uma espécie de roteiros e coisas que tenho mesmo de experimentar!

    Beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada por leres!

 
Designed by Beautifully Chaotic