Light Menções

FACULDADE | Então e o Erasmus?

Comecei a escrever esta publicação em Março quando soube os resultados das candidaturas de Erasmus na minha faculdade, porém, todos os acontecimentos da altura impediram-me de sonhar tão alto e de transbordar com a felicidade que devia à notícia. Ainda hoje não tenho a certeza que vou, por essa razão digo sempre "se tudo correr bem" antes de qualquer frase que envolva o tema. As incertezas e a insegurança abundam mas transbordo de sonhos e de força para ir, mesmo com medo. Em Março fui colocada na Università degli Studi di Padova, em Itália, para o segundo semestre do segundo ano da licenciatura e, na altura, não consegui ficar feliz dado que não conseguia olhar com certezas nem para a semana seguinte, por isso adiei falar sobre o assunto com toda alegria que a concretização que este sonho deve ter.

Pádua não foi a minha primeira opção mas a cada dia me sinto mais grata de lá ter calhado, sinto, até, que foi a própria cidade que me escolheu por coincidências tão bonitas e engraçadas que tenho encontrado no caminho! Pádua fica no norte de Itália, perto de Veneza e a poucas horas da Eslovénia e da Croácia, é uma cidade recatada, pouco conhecida mas que sinto que tem tanto para me dar. Ainda falta imenso tempo para ir e sinto que falta ainda mais para ter a certeza que me sinto segura em fazê-lo. O futuro é tão incerto mas acredito no poder da manifestação e da atracão. Estou curiosa com toda a experiência cultural, com a liberdade, a aprendizagem académica e a aprendizagem de vida. Estou entusiasmada com o desenrasque, com as viagens que potencialmente poderei fazer e pelo desafio que será. Quem me conhece sabe que sonho com isto desde miúda e, apesar de todo o medo de viver sozinha, da solidão, de estar longe, das saudades, algo me diz que tenho de ir e que tenho de fazer isto por mim. Vou com medo, vou insegura mas - se tudo correr bem - vou na mesma.

Ainda me é estranho falar deste assunto, falta imenso tempo mas também não falta assim tanto, há dias em que me sinto cheia de coragem e outros que nem tanto mas estou entusiasmada e radiante e espero mesmo poder vivenciar este capítulo brevemente e, se não for possível para o ano, que seja no seguinte. Por enquanto tento aprender os básicos do italianos, poupo, guardo fotografias inspiradoras e mantenho-me atenta às datas limite, às bolsas e às notícias. Vamos andando, vamos vendo. Que corra, de facto, tudo bem.


2 comentários:

  1. "Se tudo correr bem" vai ser a melhor experiencia da tua vida que só vem para te enriquecer! Aguardo ansiosamente para ver o teu caminho!
    E agora, é viver um dia de cada vez!
    Beijinhos

    Blog: https://blogandorinhaazul.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. e se tudo correr bem, espero poder visitar-te :)

    ResponderEliminar

Obrigada por leres!

 
Designed by Beautifully Chaotic