Já que não podemos viajar fisicamente, fazê-mo-lo através da nossa imaginação, hoje regressamos à minha viagem à Bélgica, em fevereiro, e a um dos meus sítios preferidos: o Parlamento Europeu, localizado no distrito europeu da cidade. Era dos sítios que mais queria visitar, é rápido de ver, gratuito e além do mais, é um local muito importante na história europeia, tanto pelos debates como pelas votações e medidas tomadas que, consciente ou inconscientemente nos afectam. Apesar da sua complexidade, gosto muito de política e, como tal, demonstrou-se marcante observar um local onde esta se realiza.
A visita é rápida e acompanhada de um guia multimédia que vos desmistifica diversas curiosidades sobre o hemiciclo e acerca da história da União Europeia. Aqui, podem perceber o que de facto faz quem trabalha neste local, como se organiza o hemiciclo - os deputados encontram-se organizados segundo as suas afinidades políticas e não pela nacionalidade, da extrema direita à extrema esquerda -, podemos observar as cabines de tradução e as várias profissões que este local engloba assim como ouros pormenores e curiosidades. Aconselho a consulta de um calendário para, com sorte, puderem assistir à tomada de decisões, que é super super giro! Nós conseguimos assistir a uma votação e achei extraordinário, o meu bichinho histórico-político estava aos pulinhos de alegria! Algo que pude visualizar e que não tinha noção: os deputados tiram todos uma "family picture" antes de todas as sessões!
A visita ao hemiciclo é daqueles lugares a não perder, de todo, especialmente se tiverem interesse em áreas como aquelas que eu adoro. A visita é rápida e interactiva e dá para ter um cheirinho daquilo que se faz nesta pequena aldeia global e política composta por vinte e sete estados-membros. Bruxelas é chamada de capital europeia por deter a Comissão Europeia, o Conselho Europeu e, ainda, parte do Parlamento Europeu - a outra, pequena, parte localiza-se em Estrasburgo. As viagens são uma oportunidade incrível para nos cultivarmos e educarmos e esta visita ao Parlamento Europeu foi fulcral para tal!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada por leres!