Se tudo correr bem, dentro de umas horas serei aceite no Ensino Superior e, como tal, queria despedir-me dos últimos três anos da minha vida escolar escolhendo os momentos mais gratificantes, sejam pelo mérito, pela aprendizagem ou pelo lazer. Houve somente duas coisas que não fiz e que me arrependo: fazer parte da Associação de Estudantes e participar na Cimeira das Democracias na Universidade Católica. Mas, mesmo assim, tive um Secundário repleto de momentos para recordar e para levar comigo para a vida. Sinto-me extremamente grata por ter vivenciado tudo isto.
Fiz Intercâmbio Escolar | No meu 10ºano fui escolhida para participar num programa de intercâmbio escolar na capital húngara. Este projeto consistia em acolher uma estudante da minha idade em minha casa durante uma semana e também ser acolhida por esta última na sua casa com o objetivo de conhecer-mos e conviver-mos de perto com uma cultura diferente, praticar o nosso inglês, sair da nossa zona de conforto desde que acordamos até irmos descansar e ainda visitar Budapeste com os melhores guias - os próprios húngaros - e também Viena. Nevou quase todos os dias, Budapeste presenteou-nos com temperaturas que rondavam sempre os dez graus negativos e convivi com a cultura e religião judaica de uma forma inigualável. Nesta viagem fiz grande amigos e trouxemos as histórias mais loucas para contar. Foi assim que Budapeste se revelou a cidade do meu coração e a viagem da minha vida.
Visitei Várias Faculdades | Os dias abertos e as feiras universitárias são excelentes lugares para nos informar-mos acerca do Ensino Superior e são uma excelente ajuda para a ponderação final. Apesar de estes acontecimentos somente mostrarem o melhor e não os "podres" das instituições, deu para conhecer mais a fundo algumas das minhas possíveis opções. Visitei a Faculdade de Letras de Lisboa, o ISCTE e a Nova. Alguns sozinha, outros com a turma inteira mas foram sem dúvida cruciais para compreender o ambiente, conhecer os edifícios e também dialogar com alunos mais velhos e esclarecer todas as dúvidas.
Tive 20 valores a História | Tive a sorte, auxiliada pelo empenho e pelo trabalho, de obter excelentes resultados mas aquele que mais me marcou foi sem dúvida um vinte num teste de História no décimo ano. Sempre senti que era a disciplina mais complicada de fazer tudo perfeito mas consegui. Aconteceu somente uma vez mas não tenho sequer palavras para descrever este acontecimento!
Participei na Greve Climática Estudantil | Todos temos noção que o planeta já teve melhores dias e que, se nada fizermos, as consequências serão gravíssimas. Por isso tive que fazer parte da Greve Climática, faltar às aulas e sair à rua em prol de um futuro melhor. Foi a primeira vez que senti que tive, de facto, participação cívica e pretendo fazer parte das próximas manifestações. Podemos deixar de usar palhinhas, optar por escovas de dentes de bambu ou até tomar banhos mais curtos mas o caminho ainda é longo, sobretudo na vertente das grandes indústrias e dos combustíveis fósseis. Se não fizermos por nós, quem fará? "Mudar porquê? Não há planeta B!"
Fui ao meu Baile de Finalistas | Já tinha tido toda a experiência de um baile de finalistas no ano letivo anterior mas quando é o nosso é sempre especial. Foi o dia de calçar os saltos e de dançar pela noite dentro e consequentemente celebrar o fim do secundário, as conquistas, as amizades. Foi uma noite muito bonita e poder partilhá-la com as nossas pessoas é impagável. Convidamos para o nosso baile as professoras que mais nos marcaram neste percurso e foi deslumbrante perceber que para além de docentes, estas zelam pelo nosso bem e pretendem o nosso sucesso. De vestido comprido e cabelo arranjado, foi uma noite para nunca esquecer.
Não me Privei de Nada | Fui ao cinema em véspera de testes, fui passear quando tinha trabalhos para fazer, acampei muito, nunca faltei aos treinos e fui ver espetáculos na noite antes de avaliações globais e correu tudo bem. Acredito que nem todos o consigam fazer mas com organização e confiança podemos tudo! Compreendi que não se estuda na véspera e que há oportunidades que não podem ser desperdiçadas. Até me sentia melhor na realização das avaliações, quando estamos felizes corre tudo melhor - imaginem-me radiante após ver o Fantastic Beasts no iMax. Podia não ter corrido bem mas correu, que loucura a minha!
Dei Palestras | Eu e mais alguns colegas fomos selecionados para falar a várias turmas da minha escola e a outras do agrupamento acerca do curso científico-humanístico que frequentei. Explicar, falar da minha experiência, os porquês, responder a dúvidas pertinentes e desmistificar um bocadinho isto que foi o Ensino Secundário. Foi soberbo esclarecer inquietações, aconselhar com aquilo que sei e ser útil aos outros. Gostava que na minha altura tivessem existido iniciativas deste género.
Fui Delegada de Turma | Somente aconteceu no décimo primeiro e no décimo segundo ano. Nunca gostei de liderar mas fui escolhida democraticamente para isso e sinto que desempenhei bem a minha função. Participei nas reuniões de delegados e de Conselho de Turma e fiz ouvir aquilo que os meus colegas queriam e sentiam. Fui muito elogiada por este trabalho que "exerci" e sinceramente, gostava de voltar a ter uma função semelhante, foi uma experiência muito positiva!
Fui à Viagem de Finalistas | Parte das minhas férias da Páscoa foram passadas a esquiar na estância de Pas de la Casa em Andorra e foi bestial. Não é o formato comum deste género de viagens mas foi o que eu e o meu grupo de amigos achamos mais completo, diferente e divertido. E assim foi, divertimo-nos mesmo muito e foi genial. Quero muito voltar mas numa vertente mais calma para desfrutar ainda mais do que a montanha e os desportos de neve têm para nos dar. Apaixonei!
Fui Aluna de Mérito Todos os Anos | Na instituição que frequentei somos alunos de mérito a partir da média de 15, sem arredondamentos, e somos alunos de excelência a partir da média de 17,5 valores. Nunca fui aluna de excelência - apesar de ter estado muito muito perto - mas fui aluna de mérito nos três últimos anos. Para mim não é uma conquista que seja algo de mais mas é incrível sermos reconhecidos pelo nosso esforço e empenho. Nos próximos tempos voltarei a subir ao palco do auditório não só para receber o meu diploma de mérito como o de conclusão do secundário ao lado dos meus amigos, mal posso esperar!
Tiveste uma vida escolar muito mais ativa e rica do que a minha, de longe, e fico feliz por teres criado tantas memórias e experiências singulares, únicas mas que sempre combinaram com a tua personalidade. Não houve nada nesta lista que eu pensasse 'isto não combina com a Leonor'e isso só reflete não só o quanto dás tudo de ti nos desafios e compromissos que abraças mas também o quanto és criteriosa nas experiências que escolhes viver. Não podias estar mais preparada para a próxima etapa - que eu tenho a certeza de que será onde queres, no que queres! - e tem sido uma honra poder acompanhar-te em todas estas fases (online e offline)! Continua a conquistar mundo, Leonor (o teu e o além fronteiras) :)
ResponderEliminarmuito amor por ti, Inês, obrigada <3
Eliminar